23/02/18 às 13h59 - Atualizado em 6/10/22 às 19h03

SEI gera mais de 50 mil processos na Educação

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

Pouco mais de seis meses após a implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a Secretaria de Educação contabilizou a criação de mais de 50.298 processos até o dia 23 de janeiro. O acesso ao SEI chegou a 100% na Secretaria de Educação e a adesão ao sistema gerou à pasta, até agora, uma economia de R$ 1,5 mil.

Outro fator importante é a questão ambiental. Com a medida, 9 mil árvores foram poupadas, o que significa a economia de uma resma de papel por processo. Também houve a diminuição do uso de impressões, tônneres, grampeadores e clipes, como ressalta o subsecretário de Modernização e Tecnologia, Marcelo Ataíde Neto. “O uso do SEI representa uma disruptura na maneira de trabalhar da Administração Pública, por se tratar de uma solução tecnológica que proporciona maior produtividade e transparência na gestão documental, racionalizando o uso de insumos, logística, recursos humanos e principalmente, o papel”.

Entre as 14 regionais de ensino, seis subsecretarias e gabinetes, 1.637 servidores, os chamados ‘multiplicadores de informação’, foram treinados para utilizar o sistema e capacitar os demais colegas das unidades para produzir, receber, assinar, editar, tramitar e armazenar documentos e processos de forma eletrônica. Tudo de maneira efetiva, contribuindo para maior agilidade na Secretaria.

O acesso às informações em tempo real otimiza o fluxo documental, aumenta a produtividade e a rapidez na tomada de decisão, além de dar transparência aos procedimentos.

Outro ponto positivo foi a redução no prazo de análise de aposentadoria dos professores, que caiu de seis, para dois meses. Na Secretaria, o SEI foi implantado em agosto e, em outubro, veio a conclusão da implementação obrigatória como sistema de protocolo. Os processos que chegam são digitalizados e disponibilizados no SEI, podendo ser acessados de forma simultânea pelos órgãos públicos e usuários devidamente cadastrados, mesmo que estejam distantes fisicamente do local de trabalho ou fora do Distrito Federal.

SEI será implementado em 90 órgãos do DF até junho

Em 20 meses de implementação do SEI no governo de Brasília, mais de 3 milhões de documentos eletrônicos e 835 mil processos já foram criados pelos 45 órgãos que tramitam documentos, em parte ou em 100% dos processos das unidades administrativas.

Nesta terça-feira (20), começa a implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nas administrações regionais do Distrito Federal. Até junho, todas as 31 deverão ter adotado a ferramenta e o SEI estará em 90 órgãos, o que significará 100% dos servidores com acesso à ferramenta — 86% já a utilizam.

Matéria: Ingrid Soares, Ascom/SEEDF