6/02/23 às 17h55 - Atualizado em 6/02/23 às 18h03

Educadores Sociais Voluntários começam a ser convocados

Selecionados devem assinar o Termo de Adesão a partir desta terça-feira (7)

Da Redação, Ascom/SEEDF

Falta pouco para o início das aulas na rede pública de ensino e os preparativos para receber os alunos estão a todo vapor. Nesta segunda-feira (6), os candidatos selecionados pelo Programa Educador Social Voluntário (ESV) puderam conferir o resultado final das inscrições nas escolas indicadas no ato da inscrição. A partir desta terça-feira (7), eles começam a ser convocados por e-mail ou telefone para a assinatura do Termo de Adesão de forma presencial nas Coordenações Regionais de Ensino (CREs).

Os Educadores Sociais Voluntários são convocados por cada CRE, de acordo com a necessidade. A seleção vale para o ano letivo de 2023. Foram abertas 4.500 vagas para as 14 CREs.

Os selecionados vão contribuir com a educação especial e com as escolas de educação em tempo integral, que atendem a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Eles acompanham atividades pedagógicas, culturais, artísticas, esportivas e de lazer das unidades escolares.

Os voluntários atuam no auxílio de atividades escolares, dando apoio aos estudantes com necessidades educacionais especiais e/ou deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA) no exercício das atividades diárias no que tange à alimentação, locomoção e higienização nas escolas.

Também ajudam no processo de integração e aprendizado dos estudantes e/ou indígenas não falantes de língua portuguesa, residentes no Brasil e matriculados nas unidades da rede pública de ensino do DF.

O tempo diário de voluntariado será de quatro horas. O selecionado poderá atuar, no máximo, em duas unidades ou em dois turnos na mesma escola. Cada turno equivale ao pagamento de R$ 40 como ressarcimento exclusivo para alimentação e transporte. O ressarcimento será feito pela regional de ensino, com recursos vindos do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF).