Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
5/04/23 às 14h31 - Atualizado em 5/04/23 às 15h09

Em um mês, 5,8 mil estudantes aprendem como economizar água

Programa atendeu 11 escolas da rede pública em março

Da Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

 

Onze escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal receberam a visita do projeto Adasa na Escola, que leva aos estudantes lições de educação ambiental e conscientização sobre o uso racional da água. Ao todo já foram atendidos com as ações 5.800 alunos este ano. Para fechar o mês, 730 estudantes da Escola Classe 6 de Ceilândia puderam conhecer as dinâmicas socioeducativas do programa, promovido pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), em parceria com a Secretaria de Educação.

 

Ações de conscientização da Adasa movimentam alunos das redes pública e particular de ensino | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

 

O mês de março certamente é o mais movimentado para o Adasa na Escola”, explica o coordenador do programa, Miguel Sartori. “Nas vésperas do Dia Mundial da Água (22 de março), recebemos 56 novos cadastros de escolas solicitando a aula-espetáculo. Foram 94 novos cadastros só de janeiro a março. Depois de uma intensa atividade no Mês das Águas, temos o restante do ano para atender uma parte das unidades escolares solicitantes.”

 

Desde 2010, o Adasa na Escola já promoveu cerca de 2 mil palestras em 640 visitas às escolas das redes pública e particular, alcançando mais de 305 mil alunos e mais de 10,5 mil professores.

 

Educação ambiental

 

Voltado para alunos e professores dos ensinos infantil e fundamental, o programa de educação ambiental conta com metodologia e ferramentas específicas desenvolvidas pela equipe da agência.

 

É um trabalho muito prazeroso, que nos recompensa com sorrisos e com a mudança de atitude das próprias crianças”, resume Sartori. “Infelizmente, não conseguimos estar em todas as escolas ao mesmo tempo, então nossa maior expectativa para este ano é alcançar todo o DF com os materiais pedagógicos que estamos produzindo: os vídeos que estão no nosso site, o informativo digital que criamos para o Dia Mundial da Água e outros que ainda virão.”

 

Narração de histórias, apresentação musical, brincadeiras e exibição de desenho animado compõem o quadro de ações para incentivar crianças e adolescentes a se tornarem Guardiões da Água e atuarem como multiplicadores de práticas de uso racional de recursos hídricos e destinação correta de resíduos.

 

A instituição que tiver interesse em agendar uma visita da equipe e/ou baixar materiais didáticos disponíveis deve acessar o site do programa.

 

*Com informações da Adasa

 

Governo do Distrito Federal