5/02/19 às 17h22 - Atualizado em 17/05/23 às 18h13

Embaixada dos EUA abre vagas para curso no exterior

Estão abertas até o dia 15/02 as inscrições para o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright DAI). A ação é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos que oferece oportunidade para que professores efetivos de inglês do ensino médio regular da rede pública realizem um curso de aperfeiçoamento de até 5 meses nos Estados Unidos.

O programa possui duração de um semestre acadêmico em universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e também no uso de tecnologias em educação.

Os participantes ainda contarão com benefícios, como moradia compartilhada, passagens de ida e volta para os Estados Unidos, custos e taxas para participação do programa, ajuda de custo para alimentação, aquisição de laptop e materiais didáticos, além da oportunidade de submeter propostas ao Departamento de Estado dos EUA solicitando investimento para a implementação de projetos educacionais relacionados aos conhecimentos adquiridos no curso.

As atividades no exterior acontecerão de janeiro a maio de 2020 e incluirão, também, estágio supervisionado em escola de ensino médio para que os participantes do programa tenham a oportunidade de interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e estudantes nos Estados Unidos.

Para participar do processo seletivo, o docente precisa preencher os seguintes requisitos:

• Ser professor efetivo de língua inglesa do ensino médio;

• Ser professor ativo, com dedicação exclusiva e estágio probatório concluído, do ensino médio regular da rede pública estadual e/ou municipal;

• Dispender, atualmente, no mínimo de 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando língua inglesa na rede pública de ensino médio regular;

• Possuir licenciatura em língua inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2008;

• Ter, no mínimo, cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da licenciatura em letras inglês;

• Ter proficiência em inglês;

• Ser cidadão brasileiro, não cumulada com cidadania norte-americana.

A Secretaria de Educação do Distrito Federal poderá indicar até quatro professores para inscrição no processo seletivo nacional que será conduzido pela Comissão Fulbright. Na etapa de seleção de candidatos do DF, a avaliação será feita levando em conta o projeto individual (Inquiry Project), o qual será avaliado em todas as etapas subsequentes.

Os candidatos deverão enviar para o e-mail cil.seedf@gmail.com todas as documentações necessárias para sua participação no processo seletivo local até o dia 15/02, impreterivelmente. As orientações específicas e formulários que deverão ser preenchidos e encaminhados à equipe de seleção local se encontram no link abaixo:
https://drive.google.com/open?id=1eDWtPPXU4HO_EIfVNRqaCtHUcsZLkBK7 .