26/08/19 às 15h19 - Atualizado em 6/10/22 às 18h57

+Enem está a todo vapor

Os sábados têm sido de dedicação e persistência para 300 estudantes que farão o Enem, em novembro

Daiane Garcez, SEEDF

Os finais de semana têm sido dedicados aos estudos para 300 estudantes da rede pública de ensino que participam da 5ª edição do +Enem. Desde o início deste mês, eles têm assistido aulas que ocorrem aos sábados, na Universidade Paulista (Unip). No último encontro, no sábado (24), foi a hora de ouvir as dicas de Sociologia e Biologia.

Foto divulgação

Uma das inscritas no +Enem é Sofia Gomes, do 3º ano do ensino médio no Setor Leste, que aproveita cada segundo das explicações. “Foi uma aula bem produtiva. Os professores explicaram muito bem os assuntos abordados e as técnicas de estudo e de ensinamentos são muito boas. Adorei ter feito a inscrição e estou muito animada por estar participando”, comemora.

O +Enem, uma iniciativa da Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Plano Piloto, é um curso preparatório, totalmente gratuito, voltado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova está marcada para novembro deste ano. A iniciativa oferece, até o último fim de semana de outubro, aulas para os estudantes que farão a avaliação e sentem a necessidade de um reforço.

Abertura

O lançamento desta edição foi no dia 15 de agosto. Durante a abertura, a Cia de Teatro Elefante Branco apresentou a peça “Bang-Bang: Você Morreu”. Os representantes da Secretaria de Educação e da CRE do Plano deram explicações sobre o programa e comentaram a iniciativa. “Acreditem em vocês! Vocês não sabem o potencial que têm. Esta é uma grande empreitada”, disse o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (Suplav), Cláudio Amorim.

Para o auditório cheio, a subsecretária de Educação Inclusiva e Integral (Subin), Vera Lúcia Barros, falou do sentimento de testemunhar mais uma edição da iniciativa. “Vocês não sabem a emoção de ter sido convidada e estar aqui neste momento tão importante, uma caminhada de sucesso”, afirmou.

Os participantes também assistiram a vídeo motivacional com depoimentos de professores integrantes desta e de outras edições e de estudantes que conquistaram uma vaga no ensino superior após passar pelo +Enem.

Depois da aberturam a hora é de estudar firme e assim será até fim de outubro. Durante nove sábados, os estudantes recebem de 20 professores, dicas, macetes, tiram dúvidas e, com isso, se preparam para enfrentar a avaliação.

+Enem

O +Enem surgiu em 2015. À época, o coordenador da Regional de Ensino do Plano Piloto, Álvaro Matos de Souza, reuniu a equipe e sugeriu a criação de uma espécie de “reforço” para os estudantes da rede pública de ensino que fossem fazer o Enem. “O objetivo é que fosse algo de graça, até porque muitos de nossos estudantes não podem pagar cursinhos. Foi quando pensamos na participação também de docentes da rede particular. Vários profissionais se dispuseram a ser voluntários. O +Enem surgiu e, hoje, é um sucesso”, contou.