Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
31/08/21 às 17h31 - Atualizado em 6/10/22 às 18h48

Escola cívico-militar da Estrutural recebe instrumentos musicais

Estudantes terão aulas de música e poderão participar de bandas e orquestras no contraturno das aulas regulares

 

Thaís Rohrer – Ascom SEE/DF │Adriana Machado – Ascom SSP/DF

 

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, e o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo, fizeram a passagem simbólica de instrumentos para as mãos das estudantes Byanca Gabrielly e Érika Oliveira. Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

 

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, e o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo, estiveram nesta terça-feira, 31/8, no Centro Educacional 1, da Estrutural, para a entrega de instrumentos musicais à escola. O material – flautas, surdos e clarinetes – será utilizado para aulas de música e formação de bandas e orquestras no contraturno das aulas regulares.

 

Tive o privilégio de estudar música quando criança, de estudar em escola preparatória para escola militar e a disciplina e ensinamentos que aprendi são essenciais até hoje em minha vida. A música sempre esteve presente em nossas vidas. É impressionante como a música é transformadora. Parabéns a todos envolvidos”, ressaltou Hélvia Paranaguá.

 

O delegado Júlio Danilo destacou que, atualmente, o DF conta com dez escolas de gestão compartilhada, projeto que tem o apoio irrestrito do governador Ibaneis. “As aulas de música vão agregar o rendimento escolar dos alunos. Entregamos na cerimônia de hoje 72 instrumentos, mas no total foram adquiridos 720 que serão divididos entre as demais escolas. Do ponto de vista pedagógico, as atividades musicais são muito importantes e complementares ao processo de ensino”, frisou o secretário.

 

Um dos critérios para a seleção dos alunos que poderão participar das aulas será o desempenho, explica o secretário de Segurança Pública. “Esta será uma forma de incentivá-los a ter melhor rendimento escolar. Neste sentido, é uma iniciativa importante para o processo educacional, além de ser uma atividade complementar com a qual os estudantes se identificam e gostam”.

 

O secretário Executivo de Gestão Integrada, Agnaldo Mendonça, o secretário Executivo de Segurança Pública, delegado Milton Neves, o subsecretário de Prevenção à Criminalidade, Sávio Ferreira, gestores das duas secretarias, a administradora do SIA, Vânia Gurgel, e o comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Márcio Vasconcelos, participaram da cerimônia.

 

CED 1 da Estrutural

 

A unidade escolar foi uma das primeiras a receber o modelo de gestão compartilhada, em fevereiro de 2019. O CED 1 atende cerca de 1.100 estudantes dos ensinos fundamental e médio e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

As estudantes Byanca Gabrielly e Érika Oliveira receberam os instrumentos simbolicamente durante a cerimônia. Elas estão no 8º ano do ensino fundamental e contam sobre a expectativa do início das aulas de música no CED 1. “É muito legal ver que teremos essa oportunidade de tocar instrumentos. Vai ser um momento precioso de aprendizado”, relata Byanca. Érika completa: “Eu já vi que a escola mudou para melhor com essa Gestão Compartilhada. A música vai ser boa para o nosso desenvolvimento”.

 

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, percorreu as instalações do CED 1 e conversou com estudantes, servidores e pais que estavam no local.

 

Nós queremos ver vocês daqui a alguns meses se apresentando. Poderemos colher os frutos dessas aulas de música com a formação da banda na escola. Será uma oportunidade de trabalhar a cultura brasileira e outros temas do Currículo em Movimento”, conta Estela Accioly da Silva, diretora do CED 1.

 

Eu realmente vi a evolução dos estudantes após a gestão compartilhada. As crianças estão mais disciplinadas. Eu vi a melhora dentro de casa porque meu filho ficou mais educado, carinhoso e interessado nos estudos”, conta Késsia da Silva, mãe do aluno Kaleb. O menino está no 6º ano do ensino fundamental no CED 1.

 

O subsecretário de Gestão Compartilhada, coronel Alexandre Ferro, ressaltou que o objetivo da ação é proporcionar um ambiente saudável e seguro aos estudantes. “A proposta cria atividades no contraturno, de forma a desenvolver a identidade da escola cívico-militar, com a criação de uma banda, e, além disso, possibilitar o desenvolvimento do potencial dos alunos com as aulas de música.

 

Cívico-militar

 

O modelo de compartilhamento de ensino é uma parceria entre as Secretarias de Segurança Pública e de Educação do DF. A Segurança Pública é responsável pela gestão disciplinar, com o emprego do efetivo da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), pela coordenação de atividades extracurriculares e disciplinares voltadas à formação cívica, moral e ética dos alunos. Já a Educação fica responsável pela gestão administrativa e pedagógica das escolas e pelo cumprimento da proposta pedagógica, conforme a Lei de Diretrizes Educacionais.

 

O objetivo é proporcionar uma educação de qualidade aos estudantes da rede pública de ensino. As duas pastas realizam ações conjuntas e constroem estratégias voltadas ao policiamento comunitário e ao enfrentamento da violência no ambiente escolar, promovendo uma cultura de paz.

 

Atualmente, mais de 16 mil alunos estão nas dez unidades que adotaram o modelo. São elas: Centro Educacional 308 do Recanto das Emas; Centro Educacional 01 da Estrutural; Centro Educacional 07 da Ceilândia; Centro Educacional Condomínio Estância III de Planaltina; Centro Educacional 01 do Itapoã; Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga; Centro de Ensino Fundamental 01 do Núcleo Bandeirante; Centro de Ensino Fundamental 407 de Samambaia e Centro de Ensino Fundamental 01 do Riacho Fundo II.

 

Entrega de instrumentos musicais no CCMDF CED 01 Estrutural

Governo do Distrito Federal