As inscrições poderão ser feitas no site da SEEDF em 22 de novembro
Da Redação, Ascom/SEEDF
Estudantes com interesse em aprimorar os conhecimentos musicais poderão se inscrever, a partir de 22 de novembro, no processo seletivo da Escola de Música de Brasília para cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Qualificação Profissional. As inscrições deverão ser feitas no site da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal até 4 de dezembro.
Ao todo, serão ofertadas 473 vagas para Cursos Técnicos de Nível Médio e Cursos de Qualificação Profissional, sendo 379 para ampla concorrência e 94 para pessoas com deficiência ou Transtorno do Espectro Autista (TEA). As vagas para nível médio são para instrumento musical, canto, regência, documentação musical e processos fonográficos. Para os cursos de qualificação serão disponibilizadas aulas de coro feminino, elementos técnicos do palco (práticas e projetos), iluminação de palco e arranjos.
O processo seletivo poderá ser realizado em etapa única e sorteio (a depender do curso pretendido) ou duas etapas. A primeira terá teste prático individual presencial ou virtual e entrevista com o candidato ou teste prático on-line de Audição Crítica (TAC). Na segunda etapa, será cobrado teste de teoria e percepção musical. As avaliações acontecem entre 12 a 14 de dezembro.
Entre os pré-requisitos, o candidato deverá ter conhecimento musical prévio no instrumento pretendido e em teoria e percepção musical. Também é preciso comprovar, no ato da matrícula, estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio. Ter idade mínima de 15 anos para vagas nos turnos matutino e vespertino e 16 anos para vagas no turno noturno também é pré-requisito.
Matrícula
Leia também
Para efetivação da matrícula, o candidato contemplado deverá enviar os seguintes documentos digitalizados/escaneados:
• Declaração de Escolaridade;
• Histórico Escolar do Ensino Médio ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente – exclusivamente aos candidatos dos Cursos Técnicos de Nível Médio;
• Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, Passaporte, Carteira de Identificação Funcional;
• CPF;
• Foto 3X4 ou 5X7, colorida e recente, em qualquer formato de imagem, exceto .pdf;
• Comprovante de residência atualizado ou declaração de residência de próprio punho do interessado;
• Tipagem Sanguínea e Fator RH;
Para os candidatos com deficiência, deverá ser apresentado laudo médico atualizado, original e cópia simples, atestando o tipo e o grau de deficiência, emitido nos últimos 12 meses. Para os candidatos com TEA, o laudo médico possui prazo de validade indeterminado.
A matrícula deverá ser efetivada pelo candidato ou, se menor de 18 anos de idade, pelo responsável legal. No caso de matrícula no noturno, o responsável legal deverá assinar uma autorização.
Para mais informações pertinentes as inscrições e regras o candidato poderá acessar o edital publicado no Diário Oficial do DF nesta semana.