12/04/24 às 17h39 - Atualizado em 12/04/24 às 17h39

Escola de Música de Brasília celebra 60 anos com sessão solene cheia de apresentações

Realizada no teatro da EMB, sessão homenageou educadores e a influência transformadora da música

João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

Desde 1964 a escola oferece formação em todos os instrumentos de música erudita, música antiga e música popular | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

Nesta quarta-feira (10), o Teatro Levino de Alcântara foi palco de uma homenagem ao sexagésimo aniversário da Escola de Música de Brasília (EMB). A sessão solene da Câmara Legislativa em homenagem aos 60 anos da Instituição, completados em março, contou com a presença da secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, que prestigiou o evento. O momento não somente assinalou a passagem do tempo, mas também ressaltou o papel fundamental da música na educação e no desenvolvimento humano.

Ao longo de seis décadas, a EMB se consolidou como uma referência inspiradora por meio dos sons que ecoam em suas salas de aula. O evento reverenciou o legado da Instituição e também prestou uma homenagem aos educadores que dedicaram uma parte de suas vidas ao ensino musical. São mestres cuja paixão e comprometimento moldaram gerações de músicos e educadores, tornando-se verdadeiros pilares da comunidade.

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, participou como convidada de honra da cerimônia e presenciou as apresentações de choro, do Coro Madrigal entre outras apresentações orquestrais de músicos da EMB. “Estamos todos muito felizes porque essa escola tem contribuído muito e há muito tempo para a cultura da nossa cidade. É um dos principais patrimônios culturais do Distrito Federal e pretendemos trazer ainda mais melhorias para a estrutura da Escola neste ano”, comentou.

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, (segunda da direita para esquerda) participou do evento ao lado de outras autoridades | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

A Escola de Música

Localizada no coração da capital, a EMB é uma instituição renomada, reconhecida nacionalmente por sua oferta diversificada de cursos e programas para alunos de todas as idades e níveis de habilidade. Desde sua fundação, em 1964, a escola tem se dedicado a nutrir o amor pela música, proporcionando educação de excelência em uma ampla variedade de disciplinas musicais, desde a musicalização infanto-juvenil até a formação técnica e profissional.

Com uma matrícula de 2,2 mil estudantes, a escola oferece formação em todos os instrumentos de música erudita, música antiga e música popular, além de práticas de conjunto e cursos de coral. Além disso, oferece cursos de qualificação profissional e técnica em uma variedade de disciplinas musicais, bem como o renomado Curso Internacional de Verão de Brasília (Civebra), realizado anualmente durante as férias de verão.

Para o diretor da Escola de Música de Brasília, Davson de Souza, a unidade é indispensável para a comunidade interessada em aprender algum tipo de instrumento musical. “Ao refletirmos sobre os 60 anos de história da EMB, somos confrontados com a importância contínua de valorizar e proteger o ensino da música. Tanto os professores quanto os diretores compartilham memórias vívidas de suas experiências na EMB”, afirma.

Inscrições

Geralmente, as inscrições são abertas entre os meses de maio e junho e entre o final de outubro e início de novembro, com a publicação dos editais. Em seguida, acontecem as entrevistas e testes dos inscritos para a seleção das vagas.

Os interessados devem ficar atentos nas informações divulgadas no site oficial da Escola de Música de Brasília e também na página da Secretaria de Educação, que indicam datas, requisitos de inscrição e processos seletivos.

Aniversário da Escola de Música de Brasília (EMB)