Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
15/03/23 às 15h40 - Atualizado em 15/03/23 às 15h49

Escola de Música de Brasília faz 59 anos nesta quarta (15)

Data será comemorada com concerto, realizado a partir das 19h30

Da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

 

A Escola de Música de Brasília (EMB) comemora 59 anos nesta quarta-feira (15), com um concerto, a partir das 19h30. O evento está marcado para o Teatro Levino de Alcântara, dentro da própria escola, localizada na 602 Sul.

 

Arte: Escola de Música de Brasília

 

O evento abre a temporada de concertos da série Levino de Alcântara – criador e idealizador da escola – e será transmitido pelo YouTube, no canal da escola.

 

A fundação da EMB ocorreu em 11 de março de 1974, mas as comemorações têm início nesta quarta-feira com apresentações da banda e da orquestra sinfônicas da escola, do Coro Madrigal de Brasília e da Big Band da EMB.

 

Poder comemorar os 59 anos de uma instituição desse porte é sempre importante, inclusive pelo ponto de vista do resgate. Preservar tudo o que essa escola já proporcionou para Brasília, para outros lugares do Brasil e até para o mundo, levando nosso nome a instituições importantes. É fundamental lembrar e saber disso”, explica o diretor da escola, Davson de Souza.

 

A Escola de Música de Brasília nasceu da persistência de Levino de Alcântara. O maestro foi um dos primeiros a chegar a Brasília, no início da década de 1960, e formou, junto a outros educadores, a primeira geração de músicos brasilienses.

 

Levino deu aula no Ginásio Moderno da Caseb, em centros de ensino em Taguatinga e no Elefante Branco, no Plano Piloto. Dessa experiência, criou o famoso Madrigal de Brasília, um dos corais mais respeitados do Brasil, com repertório vocal que abrange todos os períodos da música ocidental. Foi a partir do Madrigal que surgiu a popular EMB. A sede definitiva, na 602 Sul, dispõe de 5,5 mil m², tem nove blocos e dois teatros, um deles com o nome do seu fundador.

 

Além de alcançar o Brasil e o mundo com os alunos formados na escola, a EMB ajudou a democratizar o acesso e o ensino da música. “Setenta e cinco por cento dos nossos alunos são de escolas públicas e de regiões administrativas fora do Plano Piloto. A música é um caminho para se alcançar uma posição social maior, uma condição econômica maior e acesso a outras informações e culturas”, acrescenta o diretor da escola.

Governo do Distrito Federal