17/03/23 às 18h14 - Atualizado em 25/08/23 às 14h41

Escola de Música tem programação extensa para celebrar os 59 anos

Tainá Morais, Ascom/SEEDF

A Escola de Música de Brasília (EMB) faz aniversário e quem ganha presente é a população do Distrito Federal que vai poder acompanhar uma série de espetáculos gratuitos dos músicos da instituição. A EMB organizou um semestre com uma extensa programação que contará com apresentações abertas à comunidade para comemorar seus 59 anos.

Na próxima quarta-feira (22) a Escola de Música receberá uma convidada internacional para realizar um concerto no Teatro Levino de Alcântara. A violoncelista norte-americana Carrie Pierce, da Universidade do Texas, que se apresentará acompanhada da pianista Jennifer Heemstra, também norte-americana, e a violinista Cristiane de Léon, brasileira e professora da EMB. A apresentação do trio será às 20h.

A população do Distrito Federal vai poder acompanhar uma série de espetáculos gratuitos dos músicos da EMB, como o concerto que comemorou os 59 anos da escola | Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

Entre os dias 29 e 31, começa a programação do projeto  “Visitas Musicadas na EMB”, onde estudantes de outras unidades escolares podem visitar a Escola de Música e assistir a ensaios e apresentações. Durante a programação eles receberão explicações sobre os instrumentos musicais, as obras musicais e os compositores.

Para maiores informações e atualizações da agenda de eventos basta acessar o site oficial da EMB.

Um grande concerto animou a noite da última quarta-feira (15) no Teatro Levino Alcântara. A apresentação de quatro grandes grupos da escola – a Banda Sinfônica, a Orquestra Sinfônica, o Madrigal de Brasília e a Bigband – trouxe os melhores clássicos para o público que estava presente, entre eles a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.

A alegria da gestora estava estampada nos olhos. Para ela, é uma alegria poder comemorar mais um ano da Escola de Música de Brasília. “São muitas histórias, conquistas e a felicidade de saber que é uma Instituição amada por todo o Distrito Federal. É gratificante saber que, de alguma forma, eu consigo contribuir para a formação de tantos estudantes que se tornam grandes músicos em nossa cidade”, afirmou Hélvia.

De acordo com o diretor da EMB, Davson de Souza, que também estava presente na abertura da temporada, mais de 70% dos alunos são de escolas públicas de diversas regiões administrativas do DF. “A música é um caminho para se alcançar uma posição social maior, uma condição econômica maior e acesso a outras informações e culturas. E diante disso tudo, a nossa maior alegria é poder ver a alegria dos nosso músicos que têm o prazer em subir no palco para mostrar o seu talento”, destacou.

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, acompanhou o grande concerto que celebrou o aniversário da escola | Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

Como funciona

Atualmente, a escola oferece formação em todos os instrumentos de música erudita – piano, violão, harpa, canto lírico e popular –, instrumentos de música antiga e instrumentos de música popular, além da prática de conjunto, orquestra sinfônica, banda sinfônica e canto coral. A Unidade Escolar Especializada oferta ainda cursos de musicalização infanto-juvenil (8 a 14 anos de idade).

A partir dos 15 anos, os estudantes podem fazer cursos de qualificação profissional (cursos básicos) e cursos técnicos em instrumentos musicais erudito e popular, canto, musicografia digital, iluminação de palco, arranjo (musical), técnicas de palco. Uma vez por ano, em janeiro durante as férias de verão, realiza o Curso Internacional de Verão de Brasília (CIVEBRA) da Escola de Música de Brasília, com estudantes e professores/músicos de Brasília, do Brasil e vários outros países.