Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
26/03/24 às 15h33 - Atualizado em 26/03/24 às 15h33

Escola de Sobradinho é premiada com o Selo Guardiões da Água

Alunos da instituição se destacaram por iniciativas de preservação ambiental

Lívia Barros, Ascom/SEEDF

 

Selo Guardiões da Água faz parte do Programa Adasa na Escola, que conscientiza professores e estudantes sobre o uso racional da água | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

 

Valorizar o compromisso das escolas com atividades voltadas para o uso consciente dos recursos naturais é o propósito do Selo Guardiões da Água, uma distinção integrada ao projeto Adasa na Escola, resultado da parceria entre a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa).

 

Em celebração ao Dia Mundial da Água, celebrado na última sexta-feira (22), o Selo foi concedido para instituições que se destacaram em projetos bem-sucedidos, durante uma cerimônia realizada na Adasa, nesta terça (26). Na ocasião, a Escola Classe Sonhém de Cima, localizada em Sobradinho, foi premiada pelo projeto “As Mãos da Sonhém Cuidando do Nosso Bem”.

 

Como nossa escola está dentro da Bacia Hidrográfica do Rio Maranhão, desenvolvemos projetos para promover a conscientização dos alunos sobre a economia de água dentro da escola, e também realizamos coletas seletivas na comunidade e mutirão de limpeza do rio Contagem, que fica próximo”, conta Sérgio Teixeira, professor da Escola Classe Sonhém de Cima e idealizador dos projetos.

 

Para a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, a conscientização ambiental começa pela educação. “Estabelecemos uma parceria com a Adasa para desenvolver um trabalho educacional nas escolas, destacando a importância da preservação e do uso responsável da água em sala de aula. Queremos que nossos alunos compreendam seus papéis na preservação do meio ambiente“, afirma a gestora.

 

A secretária Hélvia ajudou na distribuição das pulseiras que celebraram a conquista dos alunos | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

 

Os alunos do 5º ano da Escola Classe Sonhém de Cima estiveram presentes na cerimônia de premiação e receberam uma pulseira simbolizando o selo conquistado. Ramiro Pereira, de 12 anos, acredita ser importante participar de projetos de conscientização, pois assim pode compartilhar seus conhecimentos com as pessoas ao seu redor.

 

Eu achei muito legal participar dos projetos, porque a gente pode passar os ensinamentos para as outras pessoas e explicar sobre a preservação do meio ambiente. O projeto que mais gostei foi a limpeza do rio Maranhão. Conseguimos tirar duas sacolas de lixo do rio”, comenta o aluno.

 

Durante a cerimônia, também foi lançado o Manual da Adasa de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas do DF.

 

Adasa na Escola

 

O Adasa na Escola é um programa dedicado à conscientização de professores, estudantes e familiares sobre o uso racional da água, a destinação adequada de resíduos sólidos e a preservação do cerrado. Desde sua criação, em 2010, o projeto já realizou mais de 600 visitas a instituições de ensino, impactando mais de 300 mil alunos.

 

Comemoração ao Dia Mundial da Água.

Governo do Distrito Federal