Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
26/03/24 às 12h26 - Atualizado em 26/03/24 às 17h05

Escola em Santa Maria se destaca no combate à dengue com produção de repelente natural

Estudantes do CEF Sargento Lima produzem os repelentes naturais com o capim citronela colhido na própria escola

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

O CEF Sargento Lima adotou uma abordagem prática e educativa para engajar os alunos no combate à dengue | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

Uma iniciativa inovadora do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Sargento Lima vem desempenhando um papel fundamental na conscientização e prevenção contra o Aedes aegypti. Com o objetivo de combater a proliferação do mosquito e proteger a comunidade escolar, a escola adotou uma abordagem prática e educativa, que consiste em oficinas de preparo e uso do repelente natural à base de citronela. A ideia tem sido uma estratégia eficaz para engajar os alunos e capacitá-los a se protegerem contra picadas de insetos.

É muito legal esse projeto e isso vai poder ajudar muitas pessoas, inclusive meus amigos. O repelente que estou fazendo vou dar de presente para um amigo da igreja que está com dengue. Espero que ele fique bem logo.❞

Nycolas Chagas

 

 

O repelente natural, feito com ingredientes simples como álcool, cravo-da-índia e folhas frescas de citronela, tem se mostrado uma alternativa acessível e segura para a proteção contra a dengue. De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, difusores e aromatizadores de ar à base do capim citronela atuam como repelentes naturais do mosquito Aedes aegypti.

 

O estudante Nycolas Chagas Mendes, 13 anos, compartilha sua experiência. “É muito legal esse projeto e isso vai poder ajudar muitas pessoas, inclusive meus amigos. O repelente que estou fazendo vou dar de presente para um amigo da igreja que está com dengue. Espero que ele fique bem logo“, conta o aluno.

 

O estudante Nycolas Chagas Mendes, 13 anos, preparou seu repelente natural para presentear um amigo | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

O professor de biologia da escola Jerbal José de Araújo destaca a importância do projeto e ressalta que a escola segue as normas e padrões de segurança recomendados pelas autoridades de saúde, além de promover ações de conscientização e limpeza para combater a dengue.

 

Começamos o projeto de citronela há aproximadamente três anos, e agora, nesse período de aumento de casos de dengue, essa iniciativa se tornou ainda mais relevante. Ao longo deste ano, a escola realizou oficinas com cerca de cem alunos, servidores e professores, totalizando quatro turmas”, explica Jerbal.

 

A iniciativa faz parte de um esforço mais amplo da comunidade escolar para proteger não apenas os estudantes, mas também suas famílias e a vizinhança“, indica. A escola do campo CEF Sargento Lima se destaca como um exemplo de engajamento e comprometimento na luta contra a dengue, demonstrando que a educação e a conscientização são ferramentas poderosas na prevenção de doenças.

 

Escola em Santa Maria se destaca no combate à dengue com produção de repelente natural de citronela

 

Governo do Distrito Federal