26/06/23 às 15h31 - Atualizado em 29/06/23 às 11h26

Escola pública de Taguatinga incentiva hábito da leitura em crianças

Biblioteca infantil do CEI 09 de Taguatinga possui um acervo de 437 livros adaptados à idade dos alunos

Lívia Barros, Ascom/SEEDF

Estudantes acompanham atentos contação de histórias. |  Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

Estudantes da rede pública do Distrito Federal aprendem o prazer e a importância da leitura desde cedo. No Centro de Educação Infantil (CEI) 09 de Taguatinga, por exemplo, os estudantes descobrem os livros aos 4 anos em uma biblioteca escolar que funciona em uma pequena sala. A instituição tem 246 alunos dos I e II períodos da educação infantil, entre 4 e 6 anos. A escola completa em agosto apenas dois anos de existência, mas vem fazendo um trabalho de excelência e se destacado quando o assunto é gestão de uma biblioteca infantil.

A ideia de transformar uma sala de aula comum em uma biblioteca adaptada para a leitura de crianças pequenas surgiu de encontros das professoras da escola com a coordenadora das bibliotecas de Taguatinga, Cintia Couto Cançado. “Nós tínhamos a sala, então fizemos um bazar e arrecadamos dinheiro e compramos os móveis planejados na altura ideal para as crianças, ganhamos o tatame e fizemos a pintura do espaço. Foi uma ação que todos participaram”, comenta a professora Alessandra Ramalho dos Santos, responsável pela organização da biblioteca.

A escola possui um acervo de 437 livros adaptados para o público infantil, que fica disponível para empréstimos por meio de um sistema digital e integrado, que funciona por um sistema de QR Code. “Assim, sabermos quais são os livros os mais emprestados, controlamos a data de empréstimo e devolução, o nome e turma do aluno de uma forma bem simples, usando uma planilha de Excell integrada, que reúne de forma assertiva todas essas informações”, conta Jéssica Melo, coordenadora pedagógica da unidade escolar.

Os professores também confeccionaram carteirinhas e sacolas para o empréstimo de livros, que podem ser levados para casa aos finais de semana, um incentivo à leitura em família. O acervo fica disponível para empréstimo todas as sextas-feiras e os livros devem ser devolvidos na segunda-feira. Além disso, os professores fazem visitação ao espaço, onde há manipulação dos livros para ambientação dos alunos. E há contação de histórias para as turmas, onde os estudantes mergulham nas histórias, auxiliados pelos professores.

Crianças escolhem o que ler e pegam os livros em prateleiras adaptadas à altura delas. | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

O intuito é introduzir a criança ao ambiente de leitura desde cedo, mesmo antes delas aprenderem a ler. “Não é apenas uma biblioteca. Aqui a criança se sente motivada à leitura, com livros próprios para a idade delas. São elas que escolhem o que ler e todas precisam seguir as regras de devolução”. É um espaço organizado, conta Cíntia. “Eu gosto de vir aqui para sala de leitura para escutar histórias, estudar e fazer tarefas. Eu sempre levo livro para casa também”, conta a pequena Eloá, 5 anos.

Biblioteca infantil do CEI 09 de Taguatinga- fotos: jotta casttro