21/06/16 às 12h03 - Atualizado em 17/05/23 às 18h14

Escola Técnica de Brazlândia abre 38 vagas para a educação profissional

Para o segundo semestre, mais três centros de educação profissional, juntos, vão oferecer 2.308 oportunidades nas modalidades presencial e a distância

A Escola Técnica de Brazlândia, Irmã Maria Regina, está com inscrições abertas para o curso de Habilitação em Controle Ambiental. Ao todo, serão oferecidas 38 vagas voltadas a estudantes matriculados no 3º segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com mais de 18 anos. As aulas profissionalizantes serão integradas ao horário das turmas regulares da EJA, no período noturno. Os interessados podem se inscrever na própria unidade, entre os dias 27 de junho e 6 de julho, quando os candidatos escolhidos por sorteio ainda serão submetidos a palestras obrigatórias sobre o curso.

Para o segundo semestre deste ano, somadas as oportunidades da Escola Técnica de Brasília (ETB), da Escola Técnicas de Ceilândia (ETC) e do Centro Educacional 02 do Cruzeiro, foram disponibilizadas 2.308 novas vagas, divididas nas modalidades “presencial” e “a distância” – o período das turmas varia de instituição para instituição. Além da EJA, estudantes de ensino médio e concluintes nos estudos também são público-alvo.Veja o que foi preparado para as demais unidades.

ETB

As inscrições para 1280 vagas do processo classificatório da Escola Técnica de Brasília foram realizadas no período de 16 a 20 de maio. Os cursos são deEletrônica, Eletrotécnica, Informática e Telecomunicações – presenciais – e Informática e Telecomunicações – a distância, no Programa e-Tec.

ETC

Na Escola Técnica de Ceilândia, as vagas foram distribuídas para os cursos técnicos presenciais em Logística, Informática, Administração, e técnico a distância em Administração e Informática, na modalidade EJA. Entre o período matutino, vespertino e noturno, foram disponibilizadas 920 vagas. De acordo com a ETC, 40% das vagas dos turnos matutino e vespertino foram para estudantes da rede pública de ensino. Os detalhes sobre o edital dos cursos estão disponíveis no site.

CED 02 do Cruzeiro

A Escola Técnica do Cruzeiro, o CED 02, abriu 70 vagas para o curso de Serviços Públicos. O período de inscrição foi encerrado em 13 de junho. No dia 14 de junho, os candidatos se submeteram a palestras preparatórias para a formação.

Nova unidade escolar

Está prevista para o final deste ano a entrega da Escola Técnica do Guará. A unidade escolar, que começou a ser construída em setembro de 2015 – com investimento de R$ 11,7 milhões – atenderá cerca de mil estudantes com cursos técnicos integrados ao ensino médio, com professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Os cursos terão três eixos tecnológicos: Gestão de Negócios, Informação e Comunicação e Ambiente e Saúde. As aulas estão previstas para o início de 2017.

O secretário de Educação, Júlio Gregório, e o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, visitaram o local no dia 5 de maio. Com 65% das obras encaminhadas, o espaço tem 5,8 mil metros quadrados de área construída, com quadra poliesportiva, cozinha, bloco pedagógico com 12 salas, além das salas administrativas, banheiros, laboratórios, sala dos professores, biblioteca, auditório, palco ao ar livre e estacionamento para 104 vagas.