25/08/20 às 17h13 - Atualizado em 6/10/22 às 18h51

Escolas compartilham práticas que motivam aprendizagem no ambiente virtual

Próximo encontro do I Fórum de Trocas de Experiências em Educação Remota será na quarta-feira, 26/8

Lydiane Prieto, Ascom/SEEDF

Boas estratégias de ensino serão apresentadas no segundo dia do I Fórum de Trocas de Experiências em Educação Remota, que será realizado na próxima quarta-feira, 26/8. O primeiro encontro virtual, em 19/8, teve milhares de visualizações. A iniciativa da Coordenação Regional de Plano Piloto (CRE PP), com transmissão em seu canal no YouTube, tem por objetivo conectar 120 escolas para a troca de metodologias exitosas.

“O distanciamento social não permite, por enquanto, a relação professor aluno em sala de aula. Porém, as ideias e propostas que são apresentadas no Fórum mostram que é possível se reinventar e vencer os novos desafios”, afirmou o secretário de Educação, Leandro Cruz.

Para Edilene Abreu, coordenadora da Regional do Plano Piloto, o diferencial é fortalecer o ambiente remoto, que é novo, e compartilhar cada experiência com os colegas. “O Plano Piloto tem muitas escolas. O desafio de uma já pode ter sido solucionado por outra.” A coordenadora destacou que todos os participantes são de grande importância, porque apresentam o seu diferencial ou absorveram essas informações. Eles atuam como facilitadores para a disseminação de novas práticas.

Edilene Abreu – Foto Pedro Ventura, Agência Brasília

Os professores estão se reinventando no ensino on-line pela plataforma Google Sala de Aula para atrair a atenção dos estudantes. O ambiente virtual do Centro Interescolar de Línguas (CIL) 01 de Brasília conta com uma sala de leitura digital para dar continuidade aos projetos necessários para o aprendizado. Funciona como uma estante virtual onde os estudantes encontram grandes nomes da literatura. São quase 500 obras cadastradas e pode ser acessado por toda a rede pública de ensino.

Boas práticas

O CEF 01 do Cruzeiro demonstrou que os acessos à plataforma têm aumentado a cada dia com a interação permanente dos professores e estudantes. “A qualidade das atividades produzidas é um fator de atração. É possível construir um espaço de compartilhamento e ensino de qualidade, formando cidadãos autônomos, conscientes de si e do seu papel no mundo”, avaliou a professora Ana Artoni, coordenadora pedagógica da escola.

A professora de inglês Regina Coeli apresentou a sala Cine CIL. “Nela, serão apresentados filmes, documentários e vídeos de forma interdisciplinar, buscando abordar temas sugeridos pelos colegas ou seguindo as datas comemorativas e dias temáticos, nos idiomas alemão, espanhol, inglês e francês”, explicou.

“Todos os trabalhos apresentados foram inspiradores e muitos colegas já deram o retorno de que vão experimentar na sua sala virtual” comemorou a coordenadora Edilene.

Participação

No primeiro dia do Fórum, 16 professores apresentaram suas experiências para os anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Escola de Natureza Especial, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para a o próximo encontro, nesta quarta-feira, 26/8, a previsão é de que participem mais 52 unidades de ensino, que vão mostrar boas práticas para a Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação Especial, Sala de Recursos, Classe Especial, Escola Parque e Bibliotecas Públicas.

Serão 30 minutos para a abertura, em cada turno, antes do início das apresentações dos vídeos das escolas. Pela manhã, os materiais serão divulgados das 9h às 11h30. À tarde, a programação dos vídeos está marcada para as 15h e vai até as 17h30. De manhã e à tarde, 30 minutos antes das apresentações dos vídeos serão destinados à abertura, com a palavra dos convidados. Em seguida, vão apresentar seus vídeos.