17/01/23 às 14h07 - Atualizado em 17/01/23 às 14h14

Escolas do Recanto das Emas recebem quase R$ 18 milhões em recursos

Montante foi investido em melhorias nas 30 unidades escolares da região nos últimos quatro anos

Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Piso novo, banheiro reformado, pintura em dia, cantina arejada. A rede pública de ensino do Recanto das Emas tem investido em conforto e segurança para melhorar a rotina de seus 27.500 alunos. De 2019 a 2022, as 30 unidades que atendem da Educação Infantil ao Ensino Médio passaram por reformas, um investimento que chegou a R$ 17.742.015. Os recursos vieram do Programa de Descentralização Financeira e Orçamentária (Pdaf) e de emendas parlamentares.

Entre as melhorias do CEF 301 está a cantina, que era escura e abafada, e agora ganhou coifas e janelas mais amplas | Fotos: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Dados da Regional de Ensino do Recanto das Emas apontam que, só em 2022, o montante destinado a obras na rede pública local chegou a R$ 4 milhões. Desse total, R$ 900 mil foram aplicados em melhorias no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 301. Reformas em diversas áreas da escola transformaram o dia a dia de aproximadamente 900 alunos, regulares e especiais, de 6 a 10 anos.

Os banheiros dos estudantes receberam piso, revestimentos, pias e vasos sanitários novos, além de portas decoradas com temas infantis”, detalha a vice-diretora da unidade, Luciana Abreu. “A cantina, que era escura e abafada, ganhou coifas e janelas mais amplas. Também trocamos piso, revestimentos, bancadas e prateleiras”.

Luciana conta que as melhorias alcançaram, inclusive, as salas de aulas, o pátio e a entrada do colégio. “Todas as classes têm quadro branco e televisão com acesso à internet”, comenta. “A fachada da escola foi pintada e o antigo piso de bloquetes foi inteiramente substituído por granilite, mais seguro para as crianças”.

Para quem estuda no CEF 301, as melhorias garantiram uma rotina mais confortável e alegre. “A gente vivia tropeçando e caindo no pátio, na hora do recreio, porque o piso estava soltando”, conta a aluna do 5º ano Emanuelle Feitosa, ao lado da mãe, Rejane. “Agora dá para correr e brincar sem preocupação. E o banheiro… Nossa, ficou muito mais legal. Dá mais gosto de vir para a escola com ela assim, toda bonita”.

A diversão das crianças foi o principal foco da reforma feita no Jardim de Infância 603. Os 500 alunos da unidade, todos entre 4 e 5 anos de idade, ganharam uma brinquedoteca nova, em julho, e um parquinho totalmente reformado, em dezembro. A cantina da escola também passou por melhorias. O valor investido nas obras ficou em R$ 250 mil.

Pedagogia em foco

Os recursos empregados na rede pública de ensino do Recanto das Emas nos últimos quatro anos não foram destinados apenas às obras de infraestrutura. A parte pedagógica também foi beneficiada com a compra de equipamentos multimídia que deixam as aulas muito mais dinâmicas.

A coordenadora da Regional de Ensino do Recanto das Emas, Mariana Ayres, explica que, em alguns colégios, o kit é composto por projetor, computador e caixas de som. Em outros, por uma televisão com acesso à internet. “É importante dar suporte para os professores trabalharem”, avalia.

Na Escola Classe 401, por exemplo, cantina e banheiros foram reformados em julho. Já em dezembro, a verba foi usada para a aquisição dos equipamentos multimídia, que começaram a ser instalados nos primeiros dias de janeiro. “Os investimentos feitos nessa unidade no ano de 2022 ficaram em aproximadamente R$ 400 mil”, calcula Mariana. “São 961 alunos beneficiados”.

Ensino público do Recanto das Emas recebe quase R$ 18 milhões em recursos