Unidades de ensino contam com apoio especializado para aprimorar aprendizagem
Lívia Barros, Ascom/SEEDF
A pedagoga Fernanda Amaral Justino em atividade no Centro de Educação Infantil 01 de Sobradinho | Foto: Arquivo pessoal
No Dia do Pedagogo, comemorado neste sábado (20), a Secretaria de Educação do DF homenageia esses profissionais que tanto auxiliam no desenvolvimento dos estudantes, principalmente das crianças, e contribuem para a oferta de um ensino público de qualidade. Além de dar aulas e trabalharem em vários setores dentro das escolas, na rede pública do DF existe uma Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem, composta por profissionais de pedagogia e psicologia, com a função de promover reflexões para o aprimoramento das práticas educacionais.
Leia também
Cada escola tem uma equipe, que está em cerca de 500 unidades de ensino de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e centros de ensinos especiais e de educação precoce. Os profissionais atendem tanto estudantes e as respectivas famílias, para entender as necessidades de ambos, quanto professores e a equipe gestora, auxiliando no trabalho pedagógico.
“O papel do pedagogo é pensar no desenvolvimento humano dos estudantes”, defende Yesmin Correia Dias | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF
O trabalho é dividido em três pilares: o mapeamento institucional, para entender a realidade da comunidade escolar; o assessoramento ao trabalho dos professores e o acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem. Baseado nisso, os profissionais propõem atividades e dão suporte aos estudantes, caso tenham alguma dificuldade, e aos professores em suas capacitações.
“O pedagogo especializado tem um trabalho que envolve desde a equipe gestora, como a coordenação e professores, os pais, a equipe administrativa, o pessoal de limpeza, merenda e monitores. Ele tem uma visão muito macro da escola, consegue enxergar de forma inteira, mas também cada segmento em separado. Com isso, é um profissional que tem condição de dar um suporte muito grande para todos na escola”, explica Fernanda Amaral Justino, que trabalha há 18 anos na Secretaria de Educação, sendo 12 no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem. Atualmente, ela trabalha no Centro de Educação Infantil 01 de Sobradinho.