7/09/23 às 16h38 - Atualizado em 16/11/23 às 14h18

Escolas públicas do Distrito Federal brilham no desfile de 7 de setembro

Mais de 600 pessoas, entre estudantes e servidores da SEEDF, participaram do tradicional desfile cívico, em Brasília

Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF

CED 619 de Samambaia levando a bandeira de todos os estados e do Distrito Federal durante o desfile | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

Com gritos do público de “Viva a Educação!”, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) marcou presença no tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro, que registrou presença de cerca de 50 mil pessoas, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A participação da SEEDF contou com a apresentação de 553 estudantes e apoio de 65 servidores responsáveis pela organização e suporte aos alunos, desde a saída das unidades de ensino até a Esplanada. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, assistiu a apresentação dos estudantes da rede pública de ensino.

O desfile foi um momento especial para a Jéssica Maria de Jesus Dias, 18, estudante do CED 619 de Samambaia, que foi responsável por puxar a delegação da SEEDF. Ela conta que é seu primeiro desfile e ficou muito feliz em poder fazer parte dessa data tão importante. “Eu me sinto muito feliz e estava muito ansiosa, porque é uma experiência única na vida da gente, representando a escola”, contou animada.

Estudante Jéssica emocionada, segurando a faixa de abertura da SEEDF, no desfile de 7 de setembro | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

Franciscleide de Abreu Ferreira, servidora da Pasta e responsável pela participação da SEEDF, avaliou o desfile dos estudantes como um grande sucesso. “A participação da SEEDF no Desfile Cívico de 7 de setembro foi maravilhosa! Os gestores e a equipe de organização se empenharam muito para que os nossos estudantes, além de brilharem no desfile, pudessem compreender a importância da data festiva para o nosso país, desenvolvendo o sentimento de nacionalismo, patriotismo, civismo, ética e cidadania. Nesse sentido, a Educação tem papel fundamental como guia do conhecimento, sobretudo do estímulo ao respeito aos aspectos e expressões existentes no país da diversidade. Estamos muito felizes com a linda participação dos nossos meninos e meninas.”

A apresentação dos estudantes da rede pública do DF foi um espetáculo à parte. O desfile contou com a banda e o corpo coreográfico do Centro Educacional CCI Sênior (Samambaia) que tocou a música “Pot- pourri Axé Tempo de alegria e Eva”.

A Coordenação Regional do Gama levou a escola CEF 11, que, durante o trajeto, tocou a música “Eu só quero um xodó”, de Dominguinhos e Anastácia, fazendo o público cantar junto, por onde passava. Já a Regional de Planaltina marcou presença com o CEM 01, que tocou a música “Conquista do Paraíso”, do artista Vangelis. Para finalizar a apresentação da SEEDF, a Regional de Ceilândia levou à Esplanada o Projeto Social Arte Jovem, o grupo executou “O que é, o que é”, de Gonzaguinha, e “Isto o que é?”, do compositor João Gilberto.

Após o fim do desfile, todos os alunos receberam kit de lanche, água e foram conduzidos aos ônibus escolares para retornarem às unidades de ensino.

Democracia, Soberania e União

Com o tema Democracia, Soberania e União, o Desfile Cívico de 7 de Setembro contou, ainda, com a passagem das tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea), com veículos e aeronaves, profissionais do Corpo de Bombeiros, além de bandas e participações especiais de várias instituições. O final do desfile contou com a tradicional apresentação aérea da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira.

Além disso, cerca de 200 autoridades e convidados compuseram a tribuna de honra do presidente da república, entre ministros, chefes de Poderes e representantes das Forças Armadas.

Escolas da rede pública de ensino desfilam no 7 de Setembro- fotos: jotta casttro