Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/21 às 9h11 - Atualizado em 27/11/21 às 9h17

Escolas públicas recebem laboratórios móveis de informática

Serão beneficiadas 42 unidades que atendem o ensino médio com computadores e kits de sala de vídeo

Nayara Oliveira | Ascom/SEEDF

 

Subsecretaria de Educação Básica da SEEDF, Solange Foizer, diretora da escola Irmã Maria Regina, Lilian Oliveira, e vice-presidente da Inframerica, Juan Djedjeian, na entrega dos equipamentos.
Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

A Secretaria de Educação recebeu a doação de 42 laboratórios móveis de informática e de mais 42 kits de sala de vídeo para entrega em escolas de ensino médio da rede pública. No total, 26 escolas já receberam as doações e a previsão é de que a entrega para mais 16 unidades de ensino seja realizada até o dia 6/12. Os equipamentos foram doados pela concessionária do Aeroporto Internacional de Brasília, Inframerica.

 

Os laboratórios móveis contam, cada um, com 30 notebooks armazenados em um carrinho de recarga. Já as salas de vídeo recebem um projetor, uma caixa de som, um computador e um roteador cada uma.

 

O Centro Educacional (CED) Irmã Maria Regina Velanes Régis, localizado na região rural de Brazlândia, recebeu os itens nesta sexta-feira, 26. A diretora da escola, Lilian Kelly Oliveira, relatou que o acesso à tecnologia é precário para alguns estudantes e que o laboratório vai melhorar a qualidade do ensino.

 

“Atendemos mais de mil alunos e muitos não tem acesso à tecnologia. Com os computadores, a escola será um suporte para se conectarem à rede, além de ser essencial no desenvolvimento de projetos, no aprimoramento da didática de ensino, pois os professores poderão aplicar provas on-line e incentivar a pesquisa de informações na internet”, ressaltou a diretora.

 

Para a subsecretária de Educação Básica, Solange Foizer Silva, que participou da cerimônia de entrega, os equipamentos são importantes ferramentas de melhoria na educação de uma geração de estudantes que já está habituada à tecnologia. “Com essa entrega, a Secretaria poderá avaliar o desempenho dos alunos para uma possível implantação dos equipamentos em todas as escolas da rede pública”, afirmou.

 

Para o vice-presidente da Inframerica, Juan Djedjeian, a doação dos itens é uma forma de contribuir com a sociedade. “A concretização desse projeto é muito proveitosa, auxilia os estudantes como um todo e nós pretendemos continuar com a iniciativa futuramente, inclusive apoiando o fomento à visitação no aeroporto”, antecipou.

 

No total, serão 30 notebooks, um projetor, uma caixa de som, um computador e um roteador para cada uma das 42 escolas beneficiadas.
Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

Contexto

 

Os equipamentos são novos e valem R$ 3,9 milhões. O projeto faz parte de um acordo firmado entre a Inframerica e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como contrapartida de empréstimos realizados para as obras de expansão do terminal aéreo. Na Secretaria de Educação, as doações ocorrem pelo programa Escola que Queremos.

 

Por meio do Escola que Queremos, implementado em 2019, a Secretaria de Educação buscou parceiros para contribuírem na melhoria das unidades escolares da rede pública. Em 2021, após diversas tratativas, foi assinado o Termo de Doação.

 

Escolas que já receberam as doações

Guará  CED 01; CED 04.
Plano Piloto e Lago Norte  CED Gisno; CEM Elefante Branco; CEDLAN (EMTI);
Paranoá  CED Darcy Ribeiro; CEM 01.
Planaltina  CED 03; CED Dona América Guimarães; CED Pompílio Marques de Souza; CED Stella dos Cherubins Guimarães; CED Taquara (EMTI); CED Vale do Amanhecer, CED Várzeas.
Brazlândia  CED Irmã Maria Regina.
Ceilândia  CED 14; CED 15; CED 16; CED Incra 09; CEM 03; CEM 12.
Recanto das Emas CED 104.
Riacho Fundo I e II CEM 01 do Riacho Fundo I; CED 01 do Riacho Fundo II;
Samambaia CED 619.
Paranoá CED do PAD/DF.

 

Escolas que receberão os equipamentos até dezembro

Sobradinho  CED 04; CEM 01; CEM 02, CED Prof Carlos Mota.
Fercal  CED Fercal.
Samambaia  CEM 304.
Santa Maria  CED 416.
Gama CED Casa Grande; CED Engenho das Lajes; CED 06 do Gama; CED 07 do Gama; CEM 02 do Gama; CEM 03 do Gama;
São Sebastião  CED São Bartolomeu; CED São José; CEM 01.