Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
27/02/23 às 18h14 - Atualizado em 27/02/23 às 18h21

Escolas públicas vão receber orientações sobre trânsito seguro

Cerca de 2,5 mil pessoas da comunidade escolar participarão das ações

Da Agência Brasília

 

Escolas da rede pública de ensino vão receber a  segunda etapa da Campanha Volta às Aulas de 2023, desta vez com as atenções voltadas para a comunidade escolar das unidades escolares. O objetivo é ensinar os alunos a adotar um comportamento seguro no trânsito, além de estimular os estudantes a repassar o que aprendem aos responsáveis, familiares e amigos.

 

Até 3 de março, a equipe de educadores do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) visitará estabelecimentos públicos de ensino durante os períodos matutino e vespertino. A expectativa é que aproximadamente 2.500 integrantes da rede escolar pública recebam os ensinamentos.

 

Os alunos aprendem sobre segurança no trânsito por meio de atividades lúdicas e divertidas ministradas pelos educadores do DER | Foto: Divulgação

 

Durante as ações, efetuadas por meio da Diretoria de Educação do DER, serão distribuídos materiais educativos que visam reforçar, junto aos alunos, a importância do respeito às sinalizações e normas previstas na legislação de trânsito.

 

O aprendizado será de forma lúdica e divertida, com apresentações de teatro de fantoches, para chamar atenção dos estudantes sobre como manter o trânsito sem risco de acidentes. Entre os dias 6 e 10 deste mês, a campanha contemplou instituições particulares de ensino. Perto de 1.500 pessoas foram atendidas.

 

Senso de cidadania

 

Pela nossa experiência, sabemos que o ambiente e o conteúdo criado pela equipe de educadores faz com que os alunos participem das atividades desenvolvidas que, entre outros ensinamentos, reforça a importância do uso dos dispositivos de segurança, de reconhecer, interpretar e obedecer à sinalização de trânsito, além de desenvolver o senso de cidadania no trânsito”, explicou a diretora de Educação do DER, Jucianne Nogueira.

 

A diretora do Caic Santa Paulina, Oneide Souza, não esconde a satisfação por saber que os alunos receberão instruções sobre segurança no trânsito. “Desde quando falamos para as crianças sobre a visita dos educadores do DER, elas ficaram muito animadas, e o que aprenderão pode ajudar a salvar vidas”, disse.

 

Confira a relação das escolas públicas que serão visitadas pela equipe da Transitolândia nesta campanha:

 

Segunda (27): Caic Santa Paulina, Paranoá
Terça (28): EC 2 da Candangolândia
Quarta (1/3): EC Ipê, no Park Way
Quinta (2/3): Caic Santa Paulina, Paranoá
➧ Sexta (3/3): EC 316 Sul.

 

*Com informações do DER

Governo do Distrito Federal