7/05/19 às 19h15 - Atualizado em 6/10/22 às 18h57

Escolas visitam Câmara Legislativa do DF

João Gabriel amador, Ascom/SEEDF

Estudantes da rede pública do DF puderam conhecer de perto a rotina dos parlamentares da Câmara Legislativa do DF.  A visita, nesta terça-feira (7/5), faz parte do projeto “Conhecendo o Parlamento”, da Escola do Legislativo da CLDF.

Foto Luis Tavares, Ascom/SEEDF

Reunidos no auditório da Casa, os alunos dos CEM 01 e CEF 03 de Sobradinho, dos CEF 01 e CEF de Brazlândia e do CEM Elefante Branco foram recebidos pelo presidente da Câmara, deputado Rafael Prudente, que fez questão de agradecer a visita e ressaltar a importância das leis no dia a dia. “Os votos aqui podem mudar o futuro da vida dos cidadãos. As leis do PDAF e do passe livre, por exemplo, impactam diretamente no cotidiano dos estudantes”, destacou o parlamentar.

O Secretário de Educação, Rafael Parente, também esteve presente e comentou sobre a relação entre a política e a educação. “Quando temos um ensino de qualidade, temos pessoas mais educadas, capazes de fazer melhores escolhas na política e dispostas a cobrar um bom trabalho de seus representantes. Os eleitos, por sua vez, fortalecem a educação, formando um ciclo virtuoso para o crescimento do país”, argumentou.

Foto Luis Tavares, Ascom/SEEDF

Após a abertura, os estudantes assistiram a uma pequena aula sobre o papel da Câmara Legislativa e como os cidadãos podem participar ativamente da democracia local. Para Isabella Pimentel, do 3º ano do CEM 01 de Sobradinho, a atividade foi bastante proveitosa. “Acredito que o ensino político nas escolas é essencial. Podemos usar os conhecimentos que adquirimos dentro do colégio, como no grêmio estudantil que estamos implementando”, disse a jovem.

A colega de sala Sabrina Frazão também levará novidades para casa. “Não sabia que podíamos participar das reuniões quando quiséssemos. Agora vou acompanhar mais de perto as atividades da Câmara”, destacou. Para terminar a visita, os estudantes conheceram o plenário da CLDF e puderam conferir a sessão que ocorria no momento.

Conhecendo o Parlamento

Foto Luis Tavares, Ascom/SEEDF

Criado há três anos, o projeto já levou mais de 25 mil estudantes para conhecer de perto a Câmara Legislativa. As escolas que se interessarem pela visita podem entrar em contato com a Escola do Legislativo (Elegis) pelos telefones 3348-9205 e 3348-8514 ou pelo e-mail elegisprojesp@cl.df.gov.br.