15/10/21 às 18h19 - Atualizado em 17/05/23 às 18h13

Escuta e reflexão para melhorias no Ensino Fundamental

Servidores estão participando de encontros para buscar melhorias para estudantes da rede

Thaís Rohrer | Ascom/SEEDF

Servidores do Recanto das Emas no encontro. Foto divulgação

Neste mês de outubro, coordenadores, supervisores e gestores que atuam com o Ensino Fundamental da rede pública estão participando de encontros de vivências de acompanhamento para escuta ativa e reflexão entre servidores que atuam nas Unidades Regionais de Educação Básica (Unieb) e membros que trabalham diretamente nas escolas.

A expectativa é que uma média de 600 servidores participem desses encontros, que começaram no dia 5/10 e seguem até 29/10. A ação foi organizada pela Diretoria de Ensino Fundamental (Dief) da Secretaria de Educação do DF para aproximar os servidores que atuam nos níveis local, intermediário e central da Secretaria.

A importância desses momentos é aproximar todos os níveis a fim de que nossas ações, projetos, políticas e proposições consigam atingir as necessidades de quem está dentro das unidades escolares. A ideia é partir desse diagnóstico das aprendizagens, perceber as fragilidades e pensar colaborativamente quais intervenções pedagógicas podemos fazer para ajudar as escolas”, destaca Ana Carolina Tavares, diretora da Dief.

Outro objetivo dessas vivências é a apresentação de opções formativas para preparação para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. Os servidores da educação também estão recebendo a devolução do Diagnóstico das Aprendizagens, que foi realizado voluntariamente com as escolas que ofertam 2º e 3º ciclos do ensino fundamental.

Esse diagnóstico foi importante para identificar as principais fragilidades dos estudantes e propor intervenções a curto, médio e longo prazo para a organização pedagógica e o planejamento curricular de cada unidade escolar.

Próximos encontros

19/10: manhã – Santa Maria

19/10: tarde – Gama

21/10: manhã – São Sebastião