23/11/22 às 15h38 - Atualizado em 23/11/22 às 17h03

Espetáculo leva humor e reflexão para dentro das escolas públicas

‘Madame Dolores, a Grande Cartomante’ será apresentado em oito cidades do DF

Da Agência Brasília

Escolas públicas de oito regiões administrativas do Distrito Federal serão tomadas pelo riso e humor durante a apresentação do espetáculo Madame Dolores, a Grande Cartomante, até 3 de dezembro, com entrada franca. As apresentações serão em Ceilândia, Taguatinga, Recanto das Emas, Plano Piloto, Samambaia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo e Águas Claras e fazem parte de uma criação da artista Alessandra Vieira.

Personagem central começou a se apresentar em ambiente circense; aos poucos, o espetáculo foi crescendo e virou peça interativa | Foto: Bruna Araújo/Divulgação

Autoral, o projeto reúne elementos técnicos do teatro, circo, ilusionismo e dança. No palco é contada a trajetória de Madame Dolores, espiritualista que acredita ter sido enviada de esferas superiores para transformar e iluminar o mundo e propor uma reflexão sobre a fé e o consumo.

É um espetáculo que começou em 2007 como um número circense e, a cada apresentação, a cada ensaio, foi crescendo”, detalha a autora. “É uma apresentação muito interativa, popular e que tem uma abordagem de conduzir a plateia a uma reflexão, através do riso, sobre a questão da exploração da fé, sobre o fanatismo religioso e sobre as próprias hipocrisias presentes no contexto religioso, independentemente da religião.”

Nas escolas

O projeto de divulgação da peça passa por seis escolas da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), apresentando a peça e, em seguida, abrindo debates com os estudantes. Serão contempladas duas escolas de cada uma de seis regiões administrativas: Ceilândia, Taguatinga, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Samambaia e Plano Piloto. Também haverá três sessões gratuitas em teatro ou espaço cultural do DF, igualmente seguidas de debate com o público.

O projeto é mais um a contar com suporte do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec). Criado em 1991, o FAC é o principal instrumento de fomento às atividades culturais e artísticas do DF.

Projetos culturais de circulação, especialmente aqueles realizados em escolas públicas, são essenciais para a promoção de uma educação cultural”, afirma a subsecretária de Fomento e Incentivo Cultural em exercício, Mariana Resende. “Independentemente da linguagem [teatro, música, artes plásticas etc], esse tipo de projeto pretende alcançar um público muitas vezes carente de atividades culturais, sendo, portanto, um mecanismo importante para a criação de plateia e sensibilização de novos públicos.”

Madame Dolores, a Grande Cartomante

Quarta (23), às 21h – Ceban, Núcleo Bandeirante
Dia 28, às  20h – CED 02, Riacho Fundo
Dia 29, às 20h – Escolas Cesas e Cedlan
1º a 3/12, às 21h – Mostra Cultural do Teatro dos Ventos,  Águas Claras

Entrada franca. Classificação indicativa livre.