Estão abertas as inscrições para os prêmios Professores do Brasil e Gestão Escolar

Iniciativas premiam bons exemplos na direção escolar e projetos pedagógicos desenvolvidos nas salas de aulas do país inteiro

Profissionais de escolas públicas de todo o país podem se inscrever para os prêmios Professores do Brasil e Gestão Escolar 2017. Ambos integram a iniciativa Educadores do Brasil, que reconhece e premia boas práticas de gestão nas escolas públicas e de projetos desenvolvidos por professores em busca da melhoria da qualidade de ensino. A oportunidade proporciona aos gestores e educadores visibilidade às suas experiências pedagógicas. O objetivo é fazer com que os trabalhos exitosos virem exemplos para demais profissionais da rede pública de ensino e sejam replicados. As inscrições iniciaram em maio e seguem até agosto para os dois prêmios.

Ao longo das sucessivas edições foram premiadas diversas experiências bem sucedidas, criativas e inovadoras, desenvolvidas por gestores escolares e professores da educação básica pública. O subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional (Suplav), Fábio Pereira de Sousa, explica que os resultados efetivos dos projetos premiados ficam bem claros ao se observar os indicadores das escolas. “Se você observa a redução da taxa de evasão e melhoria no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), isso quer dizer que há um retrato de uma boa gestão”, diz. Fábio avalia que é necessário fomentar dentro do ambiente escolar a elaboração de projetos diferenciados com bom rendimento. “Em muitos casos, o gestor ou professor apenas precisa sentar à frente do computador e ‘colocar no papel’ o que ele já desenvolve na escola”, completa.

Direção eficaz

A atual coordenadora da regional de Ensino do Plano Piloto/Cruzeiro, Ana Lúcia Moura, é uma das prestigiadas pelo histórico do Gestão Escolar. Em 2012, ela inscreveu o projeto pedagógico que colocava em prática na escola onde era diretora, o Centro de Ensino Médio (CEM) Setor Leste do Plano Piloto. “Assumimos a escola em 2008 e nos deparamos com um ambiente cheio de problemas. Com uma proposta de transparência e de gestão de responsabilidade de toda a comunidade escolar, revertemos o cenário”, conta ela. Em menos de dois anos, a unidade passou de 17º lugar no Enem do DF para o 1º, ficando à frente inclusive das escolas militares.

Com a apresentação do projeto e seus resultados, Ana Lúcia e o Setor Leste conquistaram o primeiro lugar na fase distrital do Gestão Escolar. na etapa seguinte, ficaram com o 6º lugar. A posição de destaque rendeu à escola uma premiação de R$ 6 mil, que foi revertida na instalação e manutenção da parte elétrica da unidade. A atual coordenadora regional de ensino avalia que a participação no Gestão Escolar vai muito além do dinheiro. “Isso não é só uma competição. É um momento rico para que se reflita sobre as cinco áreas de gestão de uma escola – a Administrativa, a Pedagógica, a Financeira, a de Recursos Humanos e a de Resultados-  e avalie a relação entre a comunidade escolar”, pondera ela.

Os gestores interessados em participar do Prêmio Gestão Escolar têm até o dia 14 de agosto para realizar a inscrição pelo portal do concurso. Para participar, o profissional deve preencher um instrumento de autoavaliação e elaborar um plano de ação, construído com a participação da comunidade escolar. Ao final, os melhores projetos por UF seguem para a fase regional e são premiados.

Esta é a 16ª edição do prêmio, que a partir de 2011, tornou-se bianual. O PGE 2017 será concedido nas categorias “Escola Destaque Local”, “Destaque Estadual/Distrital”, “Destaque Regional” e “Referência Brasil”. Além dos diplomas, haverá, respectivamente, uma viagem de intercâmbio nacional, uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina, além de um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 30 mil.

Sala de aula

Já o Professores do Brasil entra em sua 10ª edição. Nele, qualquer professor de escola pública da educação básica pode inscrever um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. O relato será avaliado e, se selecionado, segue para uma premiação estadual, regional e nacional. Para participar, o candidato deve se inscrever pelo site.As inscrições vão até o dia 25 de agosto. A divulgação oficial do resultado final do Prêmio Professores do Brasil – 10ª Edição ocorrerá na data provável de 07 de dezembro de 2017.

A professora do Jardim de Infância 603, do Recanto das Emas, Mariana Soares Ferreira, foi a grande vencedora da Região Centro-Oeste do Professores do Brasil 2014. O projeto que rendeu tamanho reconhecimento se chama Princesas Negras. A proposta pedagógica da professora envolve trabalhar em sala de aula contos e histórias onde as protagonistas são princesas afrodescendentes. A ideia surgiu quando uma das crianças, de apenas cinco anos de idade, pediu a professora que apresentasse uma princesa que fosse da raça negra, uma vez que não havia visto antes. “Esse trabalho nasceu devido a falta de representatividade de personagens negras. O que era a curiosidade de uma aluna tornou-se de interesse geral”, relata ela.

A partir do êxito do Princesas Negras, a escola acabou adotando um projeto étnico-racial, que trabalha a matriz africana, em sentido mais amplo. Mariana enfatiza que projeto pedagógico é de suma importância, principalmente para que a criança negra encontre reconhecimento, se assuma como afrodescendente e tenha representação, “que no geral é a maior dificuldade delas”, conta a professora.

O prêmio está dividido em seis categorias, que vão desde a creche ao ensino médio. A premiação inclui diplomas, viagens e quantias em dinheiro que podem somar R$ 15 mil para quem vencer a etapa regional e a nacional.

—–
Prêmio Gestão Escolar 2017