3/05/23 às 13h47 - Atualizado em 1/06/23 às 8h48

Estudante da rede pública do DF conquista bolsa de estudo para estudar no exterior

Ele cursou o Ensino Médio em uma escola de educação bilíngue, em Taguatinga

Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF

Depois de estudar na rede pública de ensino desde os 4 anos, o estudante Jefferson Antônio Souza Ferreira, 17 anos, foi contemplado com uma bolsa para cursar Engenharia Civil, na Espanha | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

Depois de estudar na rede pública de ensino desde os 4 anos, o estudante Jefferson Antônio Souza Ferreira, 17 anos, foi contemplado com uma bolsa de estudos para cursar a faculdade de Engenharia Civil, na Universidad de Jaén, na Espanha. Ele concluiu o Ensino Médio em 2022 no Centro de Ensino Médio (CEM) 03 de Taguatinga, uma das três escolas onde funciona o Programa de Educação Bilíngue Intercultural (Pebi).

A Secretaria de Educação tem parceria com três embaixadas para oferecer o ensino de disciplinas estrangeiras aos estudantes. O Pebi funciona em três escolas piloto: no Centro Educacional do Lago Norte (CedLan), o ensino é de francês, no Centro Educacional do Lago (CEL), o inglês é ofertado e o Centro de Ensino Médio de Taguatinga oferece o espanhol.

Além de ensinar o idioma, o Pebi é voltado à qualificação e expansão da cultura dos países entre os alunos. No CEM 03 de Taguatinga, a embaixada da Espanha também oferta anualmente, uma bolsa de estudos na Universidade de Jaén para um curso na área de engenharia.

Jefferson estudou durante todo o Ensino Médio com foco na oportunidade. “Fiquei lisonjeado em saber que eu tinha conseguido a bolsa, na qual me dediquei tanto para conquistar. Sempre tive foco naquilo que eu almejava alcançar e me esforcei, estudando e tendo em mente o objetivo de alcançar boas notas para obter a bolsa”, conta.

A conquista do estudante é uma alegria para todos os profissionais que atuam na escola e um sonho compartilhado pelos demais colegas. “Para toda equipe do CEM 03 de Taguatinga, essa conquista do nosso estudante gerou em nós um sentimento de orgulho e alegria. É uma janela de oportunidades que se abre na vida desse rapaz que sempre foi muito educado, dedicado e generoso com seus colegas. Certamente será um divisor de águas e um avanço em sua vida pessoal e profissional”, diz a vice-diretora da escola, professora Fabiana Alves de Matos.

A vice-diretora explica que a escola divulga a existência da bolsa de estudos para todos os estudantes. Os critérios para concorrer são: ter vontade de estudar na Espanha, ter o apoio e suporte da família, interesse em um curso na área de engenharia, ter média superior a oito pontos no Ensino Médio – a de Jefferson foi 9,2.

Sobre o Programa Bilíngue

O Programa de Educação Bilíngue Intercultural (Pebi) do Distrito Federal tem como objetivo promover o ensino de uma Língua Estrangeira, com ênfase na interculturalidade e na valorização das diversidades linguísticas e culturais presentes na comunidade escolar.

O Pebi busca, ainda, desenvolver habilidades de comunicação em diferentes contextos e estimular a reflexão crítica sobre a diversidade cultural e linguística, além de contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para atuar no mercado de trabalho.

Em 2019, o programa foi implementado em três escolas e contou com apoio dos governos Francês, Espanhol e Norte-Americano, por meio de suas embaixadas e entidades culturais, como é o caso da Aliança Francesa e Casa Thomas Jefferson.

Em 2021, foi assinado um protocolo de intenções entre a SEEDF e o Goethe-Institut para o ensino de alemão. Centro de Ensino Médio Integrado do Gama. Mas as disciplinas em alemão anda não estão sendo ofertadas.

Jefferson e a professora Fabiana  Alves de Matos no CEM 03 de Taguatinga, onde ele fez o Ensino Médio | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

As aulas de Jefferson começam no segundo semestre deste ano e, apesar da ajuda de custo que a bolsa oferece, € 2.200 anuais, é necessário arcar, ainda, com outros custos decorrentes da mudança e permanência na Espanha. Por isso, foi criada uma vaquinha virtual para que as pessoas possam contribuir financeiramente com os estudos de Jefferson.