Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
22/03/23 às 9h23 - Atualizado em 17/05/23 às 15h10

Estudantes da rede pública aprendem sobre uso consciente e sustentável da água

Dia Mundial da Água serve para discutir preservação do recurso, como acontece na EC 27 de Taguatinga

Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF

 

A frase da estudante Alice Ponte, 9 anos, resume a importância da data de hoje: “Não é só comemorar e pensar em preservar. São necessárias ações no dia a dia”, destaca a menina. O dia 22 de março é marcado pelo Dia Mundial da Água e o trabalho desenvolvido na Escola Classe 27 de Taguatinga mostra a importância de discutir o uso consciente desse recurso.

 

A temática do uso sustentável da água já faz parte da vivência dos estudantes da Escola Classe 27 com palestras, filmes, músicas, produção de textos e exposições sobre assunto realizadas durante todo o ano letivo.

 

A escola intensificou as ações sobre o uso consciente da água e a necessidade de políticas de redução de consumo a partir de 2016. Atualmente, a unidade tem 720 alunos da educação infantil até o 5° ano do Ensino Fundamental e todos participam de atividades com a temática. Ao longo dos anos, é estimado que cerca de 4 mil estudantes participaram das atividades e discutiram o tema.

 

A estudante Alice Ponte, 9 anos, mostra que uso sustável da água é um importante debate para a sociedade | André Amendoeira, Ascom/SEEDF

 

Mais do que debater o tema, os estudantes aprendem as lições na prática. Na escola, há um sistema de captação de água da chuva em duas caixas d’água com capacidade total de 25 mil litros. A água recolhida é utilizada para lavar a quadra, os banheiros e os pátios do local.

 

O uso sustentável da água também teve um impacto positivo financeiro para escola. A conta de água da escola dava uma média de R$ 15 mil e passou para R$ 5 mil.

 

Cidadania e consciência

 

Em 2023, a Escola Classe 27 retoma a realização da passeata no dia 22 de março para alertar a sociedade para o uso consciente da água. A unidade já havia organizado outras três edições nos anos 2017, 2018 e 2019, mas a ação ficou parada durante a pandemia.

 

Os alunos do 4º ano da escola. da turma da professora Marisa Borges, estavam empolgados com a preparação de cartazes para a passeata e no ensaio de músicas para o momento.

 

Alunos confeccionam cartazes que serão usados em passeata nesta quarta-feira (22) | André Amendoeira, Ascom/SEEDF

 

O estudante Ismael Carlos dos Santos, 9 anos, mostra que um hábito de conscientização já está fixado em sua mente e coração. “Eu gostei muito de participar das atividades para uso da água e já parei com o desperdício”, comenta. “A criança capta muito rápido a mensagem e passa a transmitir para família e policiar nossas ações dentro da escola com pequenos hábitos que valem muito”, comenta a professora Marisa.

 

“Nosso projeto traz a ideia do uso consciente da água nos diversos aspectos possíveis do cotidiano. Nossa expectativa é uma mudança de hábito na sociedade mesmo e melhoria de mentalidade do uso consciente do recurso”, conta Valéria Carvalho, coordenadora da EC 27.

 

Dia Mundial da Água

Governo do Distrito Federal