Apresentação faz parte do projeto Concertos Didáticos e estimula o acesso a música clássica
Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF
Uma manhã cheia de informação, cultura e música. Assim foi a apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro para 560 estudantes da rede pública de ensino na manhã desta quinta-feira (1º), no Teatro Plínio Marcos do complexo Eixo Cultural Ibero-americano. A iniciativa faz parte do Projeto Concertos Didáticos, que estimula o acesso a música clássica para estudantes da cidade.
Os olhos atentos das crianças e dos adolescentes acompanharam uma aula diferente que aconteceu momentos antes da apresentação da orquestra. O maestro Claudio Cohen mostrou como é feita a afinação dos instrumentos e apresentou as classes de instrumentos aos estudantes: cordas, madeiras, metais, percussão e teclas.
Claudio Cohen conta que o Projeto Concertos Didáticos sempre traz uma expectativa positiva com a visita dos estudantes porque é uma forma deles conhecerem o espaço cultural e a orquestra para terem acesso a música clássica e outras formas de expressão cultural.
“É um sonho ver a apresentação de uma orquestra sinfônica. É a primeira vez que participo e estou achando incrível”, conta Diana Pereira, 12 anos, que cursa o 7º ano no Centro de Ensino Fundamental 1 de Sobradinho. A menina conta que almeja aprender a tocar violoncelo.
A colega de escola Kalineda Cunha, 11 anos, do 6º ano, fala que só conhecia pela internet a orquestra, mas que a emoção do ao vivo é algo único e emocionante.
O repertório da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional incluiu música clássica, rock, música popular brasileira e forró. Essa foi a última apresentação do ano e mostrou aos estudantes a importância de estimular a brasilidade por meio da apreciação musical, com base na mistura de conteúdo entre disciplinas como Artes, História e Literatura.