5/09/20 às 17h17 - Atualizado em 6/10/22 às 18h51

Estudantes da rede pública celebram 7 de Setembro em vídeo

Crianças e adolescentes gravaram a trilha sonora, cada uma em sua casa, com diferentes instrumentos

Málcia Afonso, Ascom/SEEDF

Foto: Ascom/SEEDF

Este ano, a rede pública de ensino comemora o 7 de Setembro de uma forma diferente. São 27 crianças e adolescentes das bandas CEF 02 do Guará, CEF 11 do Gama e Santa Maria em Pauta que, cada uma em sua casa, com diferentes instrumentos, gravaram a música “O Sol”, de Jota Quest, para a produção de um vídeo em homenagem à Pátria.

Imagens do céu de Brasília e de desfiles anteriores completam a produção, feita pela Secretaria de Educação. Coube ao monitor e maestro da Banda CEF 11 do Gama, Lincoln Costa, reunir todo o material e fazer a edição musical.

“O princípio de artista de não desistir fácil veio à tona para os organizadores e estudantes. A gente foi pensando em soluções a cada etapa. Esse vídeo foi uma oportunidade para os estudantes ficarem mais ativos no projeto de música, animados e querendo participar”, conta o maestro, que atua no CEF 11 do Gama desde 2018 e tem sua trajetória marcada pela formação na Escola de Música de Brasília.

A coordenação foi da professora Danyela Martins Medeiros, da Subsecretaria de Educação Básica (Subeb) da SEEDF. “Pensar em uma atividade não presencial para os nossos estudantes em comemoração ao 7 de setembro não foi tarefa fácil, mas contei com a dedicação e compromisso dos professores apaixonados por ensinar música nas escolas. O resultado foi esse vídeo que nos encheu de emoção”, diz a educadora.

Aos 9 anos, Rafael Medeiros da Silva Carlos, da Banda CEF 02 do Guará, participou pela primeira vez e já com este desafio. “Demorei bastante pra desenvolver esta música, errava várias vezes, mas consegui, entreguei no prazo e estou muito feliz”, diz o filho de Danyela, que toca trompete e estuda na Escola Classe 05 do Guará.

Acervo pessoal

Equipe

Também participaram da produção dez professores; os maestros Adailton da Cunha (CEF 02 do Guará) e Thiago Francis (CEF 11 do Gama); e a responsável pelo projeto da Banda Santa Maria em Pauta, da regional de ensino da cidade, Priscila Egídio Sabino. A edição final foi feita pela Assessoria de Comunicação da Secretaria.

Demais integrantes:

Camila Souza Cunha, CEF 02 do Guará