8/11/19 às 12h06 - Atualizado em 6/10/22 às 18h54

Estudantes vivenciam cultura irlandesa

Programa visa apresentar diferentes realidades aos jovens brasilienses e promover a cidadania global por meio de intercâmbios

Agência Brasília

Foto: Brenda Hada / Secretaria de Relações Internacionais

Na manhã desta quinta-feira (7), estudantes da Escola Classe Basevi visitaram a Embaixada da Irlanda pelo Programa Embaixadas de Portas Abertas (Pepa), iniciativa do Governo do Distrito Federal coordenada pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI-DF), com apoio da Secretaria de Educação (SEEDF) e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB).

O momento do encontro presencial dos alunos com o corpo diplomático representou a consolidação do conteúdo que vinha sendo estudado nos últimos meses em sala de aula sobre o país, sua cultura, história, geografia e outros aspectos de interesse para estudos que visam a formação deles como cidadãos globais.
Logo na chegada, eles foram recepcionados pelo Embaixador da Irlanda no Brasil, Seán Hoy, que os deixou à vontade para fazer perguntas e saber mais sobre o país e as dependências da representação diplomática.

Ainda de maneira descontraída e vestindo camisetas com estampas da Irlanda, o chefe de missão adjunto, Declan Heery, e a assessora da embaixada, Vânia Brandão, apresentaram as questões de conhecimentos gerais e puderam exemplificar sobre cultura irlandesa, com destaque para danças e esportes.

Sessões de quizz e premiações também foram conduzidas para estimular a curiosidade e o interesse dos participantes. Chamaram a atenção as festividades do país, como o Saint Patrick’s Day – celebração pela independência do país no mesmo dia do padroeiro nacional (17 de março), mas que é conhecido e comemorado mundialmente –, e o Halloween, de origem irlandesa, que data desde a formação das comunidades celtas.

Foto: Brenda Hada / Secretaria de Relações Internacionais

Depois de tantas trocas, os visitantes puderam aproveitar a ocasião para degustar doces típicos das brincadeiras de “gostosuras e travessuras” irlandesas. Enquanto isso, alguns deles também tentaram praticar o sapateado espontaneamente.

A secretária-adjunta de Relações Internacionais, Renata Zuquim, esteve presente durante todas as atividades e, em nome do programa, proferiu agradecimentos a todos os participantes, reiterando a importância da continuidade dos intercâmbios culturais para a formação dos jovens brasilienses. Também participaram do encontro as coordenadoras centrais da Gerência de Acompanhamento de Programas e Projetos Educacionais da SEEDF, Mirian do Carmo Silva e Adriana Motta.

Para a próxima etapa do intercâmbio e com o objetivo de aproximar a representação diplomática da comunidade local, o programa promoverá a visita de Seán Hoy, acompanhado da equipe da embaixada, até a instituição de ensino. Nesse dia serão apresentados e concluídos os projetos desenvolvidos pelos estudantes e entregues os certificados de parceiros do Pepa às duas instituições, sendo a Irlanda a 64ª representação diplomática participante.

DIPLOMACIA BILATERAL

Brasil e Irlanda estabeleceram relações diplomáticas em 1975. A abertura da Embaixada do Brasil em Dublin (1991) e da Embaixada da Irlanda em Brasília (2001) conferiu dinamismo ao relacionamento, cuja vertente econômico-comercial ganha cada vez mais destaque.

* Com informações da Secretaria de Relações Internacionais