Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
17/06/19 às 18h55 - Atualizado em 6/10/22 às 18h57

CIL de Brazlândia têm à disposição ensino da língua japonesa

Daniela Brito, Agência Brasília

 

Embaixador do Japão no Brasil participou da inauguração do curso de japonês na cidade

 

 

Embaixada do Japão lança curso de Língua Japonesa no CIL de Brazlândia. Foto: Acácio Pinheiro,Agência Brasília

O Centro Interescolar de Línguas (CIL) da rede pública de ensino do Distrito Federal oferece, pela primeira vez em Brazlândia, o curso de Língua Japonesa. Nesta segunda-feira (17), uma grande festa comemorou a chegada do curso na unidade. O evento contou com a participação do embaixador do Japão, Yamada Akira, que celebrou a importância de fortalecer a cultura japonesa no Brasil.

 

Para mim é uma alegria a chegada do estudo da nossa língua no CIL de Brazlândia. O Japão e o Brasil têm uma longa história de amizade. Nossas relações são excelentes. Quero aproveitar essa oportunidade para desenvolver ainda mais a interação entre os dois países”, afirmou Yamada Akira. De acordo com o embaixador, no Brasil moram dois milhões de descendentes de japoneses e mais de 700 empresas japonesas atuam no país. “Além disso, mais de 50 mil japoneses moram no território brasileiro e o Japão também recebe cerca de 200 mil brasileiros no país”, disse o embaixador.

 

Foto: Acácio Pinheiro, Agência Brasília

A festa contou com diversas atividades relacionadas à cultura japonesa. Os estudantes foram divididos em grupos e apresentaram temas como manga, anime, comida típica, pontos turísticos e festival das estrelas (tenabata). Nas salas também foram apresentados trabalhos realizados pelos alunos, feitos nas línguas estudadas por eles (inglês, espanhol e francês).

 

A professora mestre em língua japonesa pela Universidade de São Paulo (USP) Priscila Montagnane está otimista com a chegada do curso. “Além da língua, eles vão aprender um pouco da disciplina, responsabilidade e pensamento coletivo que a cultura japonesa traz. Vai ser um enriquecimento para a vida deles”, comemora. “Aprender a língua japonesa é bem mais simples do que as pessoas imaginam, mas como qualquer língua exige dedicação e esforço”, afirma a educadora.

 

Inscrições

 

Foto: Acácio Pinheiro, Agência Brasília

No primeiro momento, apenas estudantes matriculados na rede pública de ensino do Distrito Federal poderão se inscrever. A inscrição será feita de acordo com a escolaridade do candidato, no ano de 2019. Cada estudante poderá se inscrever em até quatro opções de línguas estrangeiras, de acordo com a oferta. Os estudantes somente poderão se inscrever no turno contrário ao da matrícula na unidade escolar de origem.

 

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 17 de julho, a partir das 18h. A segunda chamada está prevista para o dia 25 de julho, também a partir das 18h. O sorteio é realizado eletronicamente e a consulta do resultado é de inteira responsabilidade do candidato. As matrículas deverão ser feitas nos dias 18, 19 e 22 de julho para os contemplados na primeira chamada e nos dias 26 e 29 de julho para os contemplados na segunda chamada.

 

Veja onde ficam os Centros Interescolares de Línguas

 

*Com informações da Secretaria de Educação

Centro Interescolar de Línguas oferece idioma japonês

Governo do Distrito Federal