Estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos podem se inscrever para atuar como jovens parlamentares

“Lançar um novo olhar sobre a política pressupõe atitude e disposição para fazer diferente. Afinal, de que adiantam as boas ideias e intenções se elas não contribuem para criar uma nova forma de fazer política? Fazer diferente também pode significar não agir. Isso acontece quando, em tempos de intolerância, o respeito a pontos de vista divergentes pede um olhar silencioso e compreensivo. Esta será a tônica do Parlamento Jovem Brasileiro 2017: encontrar o equilíbrio do frescor no olhar de jovens que querem enxergar no Brasil um país melhor. Bem-vindos ao Parlamento Jovem Brasileiro!”

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.

A riqueza de aprendizados é grande e os 78 estudantes que são empossados como deputados jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. Somados à experiência de convivência com as culturas e cores de todas as partes do nosso país, o PJB potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político.

Na edição de 2016, o Distrito Federal foi representado pela estudante Taís Lopes Montalvão, do Centro de Ensino Médio 02 de Planaltina. O projeto apresentado pela estudante selecionada determina o fim da prisão especial para ministros de Estado, governadores ou interventores de Estados ou Territórios, o governador do Distrito Federal, seus respectivos secretários, os prefeitos municipais, os vereadores e os chefes de Polícia membros do Parlamento Nacional, do Conselho de Economia Nacional e das Assembleias Legislativas dos Estados.

Para participar e se inscrever em 2017, é necessário que o estudante esteja matriculado e frequente na 2a ou na 3a série do Ensino Médio regular, ou no 3° segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde que esteja matriculado na período de realização de todas as etapas do concurso, ou 2°, 3° ou 4° ano do Ensino Técnico na modalidade integrada ao Ensino Médio, de escolas públicas ou particulares do Distrito Federal, com idade entre 16 e 22 anos.

O estudante interessado e que atende aos requisitos deve elaborar um projeto de lei de sua própria autoria e encaminhá-lo à Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF), com os demais documentos obrigatórios, conforme o Manual de Procedimentos, que está disponível em www.camara.leg.br/pjb. Além disso, neste sítio encontram-se todas as informações sobre o PJB, inclusive sobre o processo seletivo e as dicas para a elaboração do projeto de lei.

De posse da documentação necessária, o estudante poderá se inscrever por:

1. Correio Eletrônico

No campo “assunto” da mensagem de e-mail, colocar nome completo e a Unidade da Federação em que reside, por exmplo, Manoel de Almeida Cardoso – DF; a ficha de inscrição e o projeto de lei, o qual deverá estar no formato de arquivo do Word (.doc; .docx).

O documento de identidade, o comprovante de matrícula regular no Ensino Médio/Técnico e a declaração do responsável devidamente assinada deverão estar digitalizados; caso o estudante não tenha acesso a scanner, para digitalizar, poderá tirar uma foto nítida do próprio celular. Salienta-se, ainda, que o verso dos documentos também deverão ser enviados.

As pré-inscrições do Distrito Federal deverão ser encaminhadas para o e-mail distritofederal.pjb2017@gmail.com. No entanto, serão recebidas apenas as mensagens eletrônicas enviadas até o último dia do período de inscrição, 9/6/2017, ou último dia de prorrogação do período de inscrição, se houver.

É importante frisar que deve ser encaminhado somente um e-mail por inscrição. Após a pré-inscrição, o coordenador estadual enviará uma resposta ao inscrito confirmando o recebimento.

2. Correios e Telégrafos

O estudante que desejar enviar sua inscrição impressa, diretamente à SEEDF, poderá fazê-lo pelos Correios, por meio da modalidade SEDEX, no endereço:

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
SBN Qd. 2, Lote 17, Bloco C, 8º andar – Ed. Phenícia, Diretoria de Ensino Médio
Brasília/DF – CEP: 70040-020

Vale ressaltar que as inscrições encaminhadas pelos Correios também só serão aceitas se enviadas por SEDEX com data de postagem até o último dia do período de inscrição, 9/6/2017, ou último dia de prorrogação de período de inscrição, caso ela ocorra.

A jornada parlamentar acontecerá no período de 25 a 29/9/2017, na Câmara dos Deputados. O número de representantes jovens por estado e no Distrito Federal é distribuído de maneira proporcional, como nas eleições oficiais.

Maiores informações estão disponíveis também no site do PJB, ou na fan page do Facebook do PJB.

Quaisquer dúvidas poderão ser dirimidas com a Gerência de Programas e Projetos Especiais do Ensino Médio (GPEM/DIEM), por meio do telefone (61) 3901-3250/3901-3251, ou do e-maildistritofederal.pjb2017@gmail.com