5/12/23 às 17h58 - Atualizado em 6/12/23 às 14h39

Estudantes e professores de Taguatinga são premiados em concurso de redação

Concurso recebeu 239 trabalhos que valorizam a ciência de 33 escolas da Regional de Taguatinga

Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF

A estudante Júlia Liz de Oliveira Batista ganhou o primeiro lugar na categoria História em Quadrinhos. | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF

Júlia Liz de Oliveira Batista, 12 anos, estudante do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Vila Areal, em Taguatinga, criou uma narrativa que conta a história de uma cientista brilhante que não se contenta com o estado ar na sua cidade e decide criar um sistema de purificação. O texto e as ilustrações da história em quadrinhos criada pela garota conquistaram os jurados do 4º Concurso de Redação da Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Taguatinga e ganhou o primeiro lugar na categoria História em Quadrinhos. ”Minha reflexão é que todo mundo pode ser cientista e ajudar a resolver os problemas do nosso mundo.”

Além de Júlia Liz, outros 39 professores e estudantes de Taguatinga foram premiados na cerimônia que aconteceu na noite desta segunda-feira (4) no auditório da Faculdade Uniprojeção, em Taguatinga. O concurso é anual e tem como objetivo valorizar a criatividade, a leitura e o desenvolvimento nos estudantes de vários tipos de linguagens.

Murilo Marconi Rodrigues

Ao todo, foram escolhidos cinco finalistas para cada uma das oito categorias que incluem: pintura (ensino especial), pintura (educação infantil), fábula ilustrada, biografia ou autobiografia, história em quadrinhos, poema, texto dissertativo-argumentativo e relatos de práticas de servidores da educação, este destinado para professores.

O concurso de redação teve como tema “Eu, cientista no mundo!” e recebeu 239 trabalhos de 33 escolas da Regional de Taguatinga que se inspiraram em valorizar a ciência e seus campos de aplicação.

Para o coordenador regional de ensino de Taguatinga, Murilo Marconi Rodrigues, os livros ajudam no desenvolvimento da linguagem, melhoram o vocabulário e desenvolvem a criatividade. “A leitura é uma das ferramentas mais poderosas para interagirmos com o mundo.  Ela estimula a imaginação, nos ajuda a lidar com nossas emoções e sentimentos”, ressalta.

Ele também salientou a relevância do tema escolhido para esse ano. “Os estudantes se veem como cientistas. Tem desenho aqui de robô que come lixo, outro de um carro grande que passa por cima dos outros descongestionando o trânsito e outro de máquinas que sugam a poluição da atmosfera. Ou seja, crianças ainda pequenas que já se colocam no papel de pensar soluções para ajudar o mundo”, destaca.

Ao todo, foram escolhidos cinco finalistas para cada uma das oito categorias e 40  estudantes e professores foram premiados. | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF

Beatriz dos Santos Barros, 16 anos, estudante do Núcleo de Altas Habilidades do Centro de Ensino Médio Ave Branca (Cemab), foi outa ganhadora do concurso de redação. Filha de professora, ela sempre adorou ir à escola e ficou em primeiro lugar com sua análise do livro “Quarto de Despejo” de Carolina Maria de Jesus, na categoria de Texto dissertativo argumentativo. “Foi muito importante ter o apoio da minha família, desde pequena eles estão ao meu lado torcendo por mim”, disse.

A premiação dos finalistas contou com a participação animada de familiares e recebeu também representantes da Secretaria de Educação do DF (SEEDF). A subsecretária de Educação Básica, Iêdes Braga, destacou a importância de atividades que estimulem a produção escrita e leitora dos estudantes. “A partir dessas experiências o estudante também constrói sua aprendizagem, por isso é importante essa premiação. É reconhecer, valorizar e estimular a aprendizagem”.

Antes do tão esperado anúncio dos ganhadores, os estudantes e a comunidade foram presenteados com o livro com os 40 trabalhos dos finalistas desta quarta edição. O entusiasmo dos finalistas foi tanto, que não esperaram para sair do palco para folhear e admirar os projetos de seus colegas.

Mas o grande momento da noite foi a esperada premiação que deu oportunidade para que todos os participantes brilhassem ao serem individualmente reconhecidos. O auditório vibrava com a plateia que aplaudia de pé ao verem os finalistas recebendo as medalhas.

Confira os primeiros colocados:

Relato de Práticas para os Profissionais da Educação

Vencedora: Ozenilde Santos do Nascimento