14/03/24 às 17h20 - Atualizado em 15/03/24 às 9h14

Ex-aluno da EJA é aprovado em vestibular para pessoas idosas da UnB

O estudante do CED 02 de Taguatinga celebrou a conquista de ingresso na Universidade ao lado dos professores

João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

Opção por Biologia no vestibular da UnB foi motivada pelo interesse em plantas medicinais | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

O ex-estudante Valdir Corrêa Viana, 62 anos, do Centro Educacional 02 de Taguatinga, foi aprovado em Biologia na Universidade de Brasília (UnB), no vestibular extraordinário para pessoas idosas realizado no final de janeiro. A conquista se tornou ainda mais importante e especial para Valdir já que ele possui um vínculo especial com a escola onde estudou.

Todos os meus filhos estudaram aqui, minha esposa também estudou aqui, todos se formaram e agora foi a minha vez”, celebra. Na última semana, Valdir retornou à escola e os professores se reuniram para parabenizar e celebrar a conquista do ex-aluno, agora universitário.

A professora do CED 02 e grande incentivadora de Valdir, Valéria Lopes Barbosa, conta que a escola precisou fazer uma reposição de aulas e esta ocorreu em forma de aulões focados em aprimorar as habilidades de escrita dos alunos e prepará-los para o exame da UnB.

O vestibular, conduzido inteiramente pela UnB, consistiu na realização de uma redação em Língua Portuguesa, que teve como tema o direito à universidade e ao envelhecimento saudável.

É uma conquista dele, mas também uma conquista coletiva. Valdir sempre foi um estudante muito dedicado e é merecedor da conquista. Acredito que é também um orgulho para todos da escola vivenciar essa história. Além disso, essa vitória certamente contribui para a valorização da Educação para Jovens e Adultos (EJA), que é uma frente de atuação fundamental do ensino público”, destaca Valéria.

Ao lado de professores do CED 02 de Taguatinga, Valdir celebra a aprovação na UnB | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

Segundo Valdir, foi seu interesse por plantas medicinais e pelo potencial da cura na natureza que lhe fez optar por cursar Biologia. “Pretendo cursar biologia agora, e depois me especializar em alguma pós-graduação, na área de botânica terapêutica”, almeja. A SEEDF celebra juntamente essa conquista importante e parabeniza o estudante Valdir pela aprovação no curso de Biologia na UnB.

O que é a EJA?

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Distrito Federal é uma modalidade de ensino voltada para pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade regular ou que desejam retomar os estudos em uma fase mais avançada da vida.

No Distrito Federal, a Secretaria de Estado de Educação é responsável pela organização e coordenação da EJA. Ela estabelece as diretrizes curriculares, realiza a matrícula dos estudantes e acompanha o desenvolvimento das turmas. Além disso, a SEEDF oferece apoio pedagógico aos professores e investe em programas e projetos que visam melhorar a qualidade da educação oferecida na EJA.