14/06/23 às 13h12 - Atualizado em 14/06/23 às 13h19

Ex-aluno e professor da Escola de Música retorna ao DF para realizar concerto

O musicista Júlio Alves, que mora nos Estados Unidos, se apresenta nesta quarta (14) no Teatro da EMB, às 19h

Tainá Morais, Ascom/SEEDF

Brasília, conhecida por sua arquitetura marcante, também é lar de muitos talentos musicais. Entre esses, está Júlio Alves, um ex-aluno e ex-professor da Escola de Música de Brasília (EMB), que se tornou um violonista profissional nos Estados Unidos. Hoje, após todo o sucesso internacional, o musicista retorna à Capital Federal para realizar um concerto especial. A apresentação acontece, na noite desta quarta-feira (14), no Teatro Carlos Galvão, da própria EMB, a partir das 19h e a entrada é gratuita.

Além de se destacar como aluno da Escola de Música, o musicista também teve a oportunidade de compartilhar o conhecimento adquirido como professor na própria EMB. Durante anos, ele inspirou e orientou jovens músicos, transmitindo sua paixão pela música e incentivando-os a explorar o potencial artístico. Ele garante que a apresentação desta quarta (14) será de grande valia para o público que estiver presente.

“Essa apresentação representa não apenas um reencontro emocionante com minhas raízes musicais, mas também uma oportunidade única para compartilhar minha experiência e inspirar os estudantes da EMB que trilham caminhos musicais semelhantes”, destaca.

Para Júlio Alves, a apresentação na Escola de Música de Brasília representa um reencontro com as raízes musicais | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF

A história de Júlio Alves como musicista começou nas salas de aula da Escola de Música de Brasília, aos oito anos de idade. Desde cedo, demonstrou um amor incondicional pela música. O primeiro contato com o violão aconteceu ainda na infância despertando uma paixão que o acompanhou ao longo de sua vida. Sob a tutela de renomados professores da EMB, Júlio aprimorou sua técnica, expandiu o repertório e desenvolveu uma compreensão profunda da música, o que o levou a seguir carreira fora do Brasil.

Para ele, a EMB teve um papel mais do que fundamental na trajetória profissional. “É praticamente a escola que representa quase tudo da minha formação. Foi algo maravilhoso e um período no qual descobri a minha vocação, foi aqui que aprendi a amar a música”, afirma Júlio.

Com o desejo de explorar novos horizontes e buscar oportunidades musicais além das fronteiras brasileiras, Júlio decidiu seguir o sonho de se tornar um violonista profissional nos Estados Unidos, onde também é professor universitário de música. “Quando eu comecei a tocar, não sonhava em ser professor fora do Brasil. Foi algo que aconteceu e eu resolvi abraçar todas as oportunidades que surgiram para ir para os Estados Unidos, onde permaneço há quase duas décadas. Mesmo com todas as dificuldades, não desisti de um novo sonho que começava ali”, ressalta o músico.