17/05/16 às 11h36 - Atualizado em 17/05/23 às 18h14

Festival de Música Interescolar de Taguatinga inspira regionais do DF

A segunda edição do Fmit traz a proposta de ampliação do projeto para mais 12 coordenações, com uma final distrital

Camila Denes, Ascom/SEEDF

Todo mundo sabe que Taguatinga representa um dos maiores polos musicais do Distrito Federal. Por isso, não é surpresa o lançamento, na região, do primeiro evento de música entre escolas, o Festival Interescolar de Música de Taguatinga (Fimt). O resultado foi tão positivo, que inspirou 12 das 14 regionais de ensino do Distrito Federal a seguirem o exemplo. Este ano, a segunda edição – já com as inscrições abertas – apresenta proposta de ampliação a nível distrital, para a realização de uma grande final no DF.

O objetivo do festival é fomentar o desenvolvimento da música no currículo escolar, a integração entre os estudantes das escolas e despertar o gosto na comunidade, em diversas formas de interpretação. Podem participar alunos dos anos finais do ensino fundamental, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), também, quem já estudou na rede pública de ensino em 2015 e 2014. Entretanto, somente os estudantes atualmente matriculados poderão se apresentar como vocalistas ou compostiores da letra e da música concorrentes. A criatividade é essencial, pois as composições devem ser próprias.

O projeto abrange, ainda, a pluralidade musical de Brasília, despertada na década de 1980, quando surgiram bandas de renome nacional, como o Aborto Elétrico, com Renato Russo nos vocais e o baterista Fê Lemo. “Esse projeto surgiu para trazer de volta o espírito dos festivais de música de Brasíllia”, explica uma das idealizadoras do Fimt, Cláudia Basílio. E o espírito vingou. O festival caiu no gosto das outras regionais, que decidiram se reunir para seguir o caminho de Taguatinga.

A ideia é que cada região promova seletivas até a escolha de uma banda representante. Em setembro, deve ocorrer a final regional, para que, em outubro, seja realizada uma disputa distrital. Cada coordenação regional de ensino fica responsável pela divulgação e organização do evento.

Fmit 2015

Seis bandas finalistas do Fmit 2015 se apresentaram, em setembro passado, no ginásio do Serviço Social da Indústria (Sesi). Professores, alunos, familiares e até torcidas organizadas se reuniram na ocasião para prestigiar os artistas. O primeiro lugar do Festival foi conquistado pela estudante Jindy Vitória, do terceiro ano do Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte (CEMTN). Ela compôs e apresentou a canção pop Get to the Moon, em inglês.

O segundo e o terceiro lugar ficaram com as duplas Fabrício e Pedro, do CEMTN, e Letícia e Léo, do Centro de Ensino Médio 03, respectivamente. As duplas apresentaram composições de música popular brasileira e sertaneja. Além deles, a final foi composta pelas bandas Os Executivos, do Centro de Ensino Fundamental 15, e Contratempo, além da dupla Vitória e Mariano, ambas do CEMTN.

Para o Fmit 2016, as inscrições foram abertas no dia 9 de maio e seguem até 10 de junho. O regulamento e o cadastro estão disponíveis no site http://www.cret.com.br/.

Edição: Nathália Borgo