Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
20/03/24 às 14h18 - Atualizado em 20/03/24 às 14h18

Fórum de gestores do Gama propõe atividades sobre saúde mental

Evento realizado terça (19) contou com a presença da secretária de Educação

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

A CRE do Gama, Cássia Maria Marques, e a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, destacaram a importância do evento para comunidade escolar | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

 

Política de bem-estar, autocuidado, saúde mental e capacitação foram alguns dos temas abordados no Fórum de Gestores da Regional de Ensino do Gama. O evento, realizado nesta terça-feira (19), contou com a presença de cerca de 100 gestores e vice-gestores de escolas públicas da região e servidores. A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, marcou presença e destacou a importância do evento para a comunidade escolar.

 

Esse é um momento muito importante. A região do Gama e a maioria das regionais fazem esses encontros periódicos, onde debatem as necessidades das escolas, a construção pedagógica e os melhores caminhos. Então, é muito importante para estreitar os laços, para gerar esse sentimento de trabalhar em regime colaborativo, um ajudando o outro”, pontuou a secretária Hélvia. “O retorno vem em melhorias na qualidade da educação pública do Distrito Federal”, finalizou.

 

O Fórum teve como objetivo principal promover a troca de experiências, fortalecer os laços entre os gestores e proporcionar momentos de reflexão e cuidado com a saúde mental. Durante a manhã, os participantes foram convidados a participar de diversas atividades de vivência, que incluíram dinâmicas de grupo e exercícios de relaxamento.

 

De acordo com a coordenadora regional de ensino do Gama, Cássia Maria Marques, as práticas visavam não apenas promover o bem-estar dos gestores, mas também fornecer ferramentas para lidar com o estresse e a pressão do ambiente escolar.

 

É uma forma que encontramos para fugir da correria do nosso cotidiano. É um momento terapêutico, onde fazemos dinâmicas, conversas com terapeutas e essa troca de saberes pode e deve ser compreendida no âmbito escolar por meio deles para os professores e os alunos”, declarou Cássia.

 

Além dos momentos de relaxamento, no período da tarde, os novos diretores e vice-diretores, eleitos em 2023, participaram de um momento de capacitação do servidor. Eles receberam orientações sobre o trabalho que precisa ser desenvolvido em parceria com a Coordenação Regional de Ensino (CRE) e os demais setores da SEEDF.

Almoço comunitário

 

Clima descontraído marcou o encontro de gestores da Coordenação Regional de Ensino do Gama | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

 

Um dos momentos marcantes do evento foi o almoço comunitário, onde os gestores puderam compartilhar refeições e conversar de forma descontraída, fortalecendo os vínculos pessoais e profissionais. A iniciativa reforçou o espírito de colaboração e solidariedade dentro da comunidade educacional do Gama.

 

O sucesso do evento demonstrou a importância de investir no bem-estar e na formação dos gestores escolares, que desempenham um papel fundamental na construção de uma educação de qualidade.

 

Governo do Distrito Federal