Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
19/06/23 às 15h55 - Atualizado em 20/06/23 às 9h36

Fórum reúne secretários estaduais de Educação em Brasília

Serão discutidas no encontro propostas de melhorias no Ensino Médio e no Enem

Icaro Henrique, ASCOM/SEEDF

 

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, reuniu-se, na manhã desta segunda-feira (19), com os secretários estaduais de Educação e representantes técnicos da pasta para o primeiro encontro presencial das Frentes de Ensino Médio e de Avaliação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O encontro acontece até o dia 20 de julho, em Brasília, com a realização de ações da Agenda da Aprendizagem. Os secretários estaduais pretendem elaborar uma proposta para melhorias no novo Ensino Médio e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Primeiro encontro presencial das Frentes de Ensino Médio e de Avaliação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) acontece até o dia 20 de julho, em Brasília. | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

O Consed propõe com esse encontro trazer questões sobre o Ensino Médio e Avaliação. As palestras serão realizadas no sentido de elaborarmos um documento que será entregue ao Ministério da Educação e, assim, apresentar as propostas no sentido de trazer melhoria na educação desses estudantes que estão próximos do ensino superior”, explica a secretária de Educação do DF.

 

Durante o evento, foram levantados pontos como evasão escolar, distorção idade-ano, aprendizagem, currículo escolar e novas propostas de melhorias dos anos finais do Ensino Fundamental, com ampliação da carga horária de aula, projetos e atividades práticas, gestão de resultados e estudos em tempo integral. Foram apresentados também os desafios do Novo Ensino Médio com foco no projeto de vida e autonomia dos alunos.

 

O Ensino Médio atrelado ao ensino técnico tornou-se um divisor de águas na vida do estudante, onde hoje ele pode estudar por meio das escolas técnicas parceiras como Sesi, Senai e Sebrae. São dois caminhos que estamos dando para esses alunos: a possibilidade de estudar por meio do ensino técnico e atuar como profissional na área técnica ou ir para o nível superior com uma boa bagagem”, completa Hélvia Paranaguá.

Governo do Distrito Federal