Governo do Distrito Federal
24/06/22 às 15h28 - Atualizado em 24/06/22 às 15h49

GDF agracia cidadãos por contribuírem com a defesa Civil

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, foi homenageada com a Medalha da Defesa Civil

Da Agência Brasília

 

Duzentos e vinte cidadãos civis e militares foram agraciados, na tarde desta quinta-feira (23), com a Medalha da Defesa Civil do Distrito Federal, comenda concedida pelo órgão por ato do governador Ibaneis Rocha. Durante a solenidade, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, foi uma das agraciadas com o recebimento da medalha, entre outros secretários de Estado.

 

A entrega das condecorações ocorreu na Academia de Bombeiro Militar, no Setor Policial Sul, com a presença do vice-governador Paco Britto, representando o chefe do Executivo, de secretários e autoridades.

 

Secretária de Educação é agraciada por contribuir com a defesa civil | Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

A cerimônia foi aberta pelo subsecretário de Defesa Civil, Luciano Maximiliano da Rosa, que destacou o retorno da solenidade após o período mais crítico da pandemia de covid-19. “Há muito tempo não se realizava essa solenidade de entrega de medalha para agraciar personalidades que prestaram serviços notáveis de defesa civil ao Distrito Federal. A medalha é a consolidação da adesão do trabalho entre governo e cidadãos, honra e reconhece o valor das atividades e o valor de fazer o bem”, afirmou.

 

A Medalha da Defesa Civil do Distrito Federal foi instituída em 10 de novembro de 2000 pelo Decreto nº 21.698 Jaqueline Husni | Foto: Agência Brasília.

O secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, ressaltou a importância da homenagem aos parceiros da Defesa Civil do Distrito Federal. “As empresas, as secretarias e as administrações têm papel essencial (na garantia da segurança e da defesa civil). Temos um projeto de capacitação de núcleos de Defesa Civil para capilarizar os olhos do órgão. A defesa civil é uma missão nossa”, disse.

 

O vice-governador Paco Britto salientou o compromisso do GDF com a defesa civil. “Somos um governo que prima muito pela população. Essa é uma gestão sempre atenta e que antecipa os fatos”, comentou.

 

Britto fez questão de lembrar o papel social da Defesa Civil. “Estamos aqui para parabenizar o crescimento da Defesa Civil do DF. É um órgão com importantes ações sociais, como a doação de 120 toneladas de donativos aos baianos”, acrescentou o vice-governador ao citar a ajuda do órgão, em dezembro do ano passado, após as enchentes que atingiram municípios na Bahia.

 

Entre as 220 personalidades condecoradas estavam diversos secretários de Estado. “É sempre importante receber uma medalha dessa, porque caracteriza um reconhecimento do trabalho. É motivo de orgulho de qualquer autoridade ou pessoa da comunidade receber uma comenda dessa natureza pelo significado que ela tem. A Defesa Civil realiza um trabalho extraordinário na cidade. Me sinto muito orgulhoso por essa deferência”, declarou o secretário de Comunicação, Weligton Moraes.

 

Entre as 220 personalidades condecoradas estavam diversos secretários de Estado como Esporte e Lazer, Comunicação, Educação, entre outros | Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

A Medalha da Defesa Civil do Distrito Federal foi instituída em 10 de novembro de 2000 pelo Decreto nº 21.698. A Comenda reconhece servidores civis ou militares e cidadãos civis ou militares que tenham prestado notáveis serviços ao sistema de defesa civil do DF e do Brasil.

 

*Com informações da Agência Brasília

Governo do Distrito Federal