Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
4/04/24 às 13h01 - Atualizado em 5/04/24 às 9h22

Gestores da SEEDF participam de palestra sobre assédio

A iniciativa abordou os diferentes tipos de assédio nesta quarta (3)

Tainá Morais, Ascom/SEEDF

 

A secretária Hélvia participou da abertura do encontro e reforçou o apoio à ações como essa para fortalecer a integridade da Pasta | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

Na tarde desta quarta-feira (3), a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) promoveu a palestra “Assédio – identificação e prevenção” no auditório do Espaço Cultural Neusa França, na sede da Pasta. O evento teve como objetivo principal capacitar os gestores para reconhecer e prevenir situações de assédio no ambiente escolar e no ambiente de trabalho em geral.

 

A palestra, com o tema “Um Passo Importante para um Ambiente de Trabalho Seguro e Respeitoso”, foi conduzida pelo especialista e chefe da Unidade de Controle Interno da SEEDF, Adriano Costa. Durante a apresentação, Costa abordou de forma abrangente e detalhada os diferentes tipos de assédio, suas características e impactos, bem como estratégias para identificação e prevenção.

 

Além disso, foram discutidas medidas concretas para promover uma cultura organizacional baseada no respeito mútuo e na integridade pessoal, visando à criação de um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor. Ao capacitar os gestores com conhecimento e ferramentas para lidar com o assédio, a palestra reforçou o compromisso da SEEDF em garantir um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para todos os colaboradores.

 

Na abertura do evento, a secretária de Educação do DF, Helvia Paranaguá, falou sobre a importância dessa iniciativa para os servidores. “É fundamental capacitarmos nossos gestores para identificar e prevenir situações de assédio, garantindo um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para todos.”

O assédio no trabalho

 

O chefe da Unidade de Controle Interno da SEEDF, Adriano Costa, ministrou a palestra | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

O assédio no local de trabalho é um problema sério que pode assumir diversas formas, desde comentários inapropriados e intimidação até discriminação e abuso de poder. Essas práticas não só afetam o bem-estar e a saúde mental dos funcionários, como também comprometem o ambiente de trabalho, a produtividade e a moral da equipe.

 

No contexto educacional, onde há interação entre professores, alunos e administradores, é fundamental que os gestores estejam equipados para identificar e lidar com o assédio de forma eficaz. Nesse sentido, a palestra proporcionou uma oportunidade para os participantes entenderem melhor o que constitui o assédio no ambiente de trabalho, suas diversas manifestações e os impactos na organização como um todo.

 

Na palestra, Adriano enfatizou a importância de saber identificar e agir diante de situações de assédio moral, sexual e outras formas de assédio. “Ao reconhecer esses comportamentos prejudiciais, os gestores podem intervir precocemente, protegendo não apenas as vítimas, mas também promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo para todos os colaboradores”, explica. O palestrante destacou alguns tópicos para diferenciar e identificar o assédio moral e sexual.

 

Assédio moral:

Comportamentos intimidadores, humilhantes ou constrangedores.

Isolamento social, exclusão ou ridicularização de um colega.

Sobrecarga de trabalho injusta ou atribuição de tarefas degradantes.

Críticas constantes e injustificadas em público.

Ameaças, insultos ou agressões verbais.

Espalhar rumores maliciosos ou difamatórios sobre um colega.

 

Assédio sexual:

Comentários, insinuações ou piadas de natureza sexual.

Propostas, convites ou pressões para atividades sexuais indesejadas.

Exibição de material pornográfico no ambiente de trabalho.

Contato físico não solicitado, como toques, abraços ou beijos.

Ameaças de represálias ou retaliações caso a vítima não aceite os avanços sexuais.

Favorecimento ou discriminação no ambiente de trabalho baseado em favores sexuais.

Governo do Distrito Federal