27/03/22 às 10h08 - Atualizado em 6/10/22 às 18h47

Governador e secretária de Educação visitam obra do CAIC Castello Branco

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, acompanhou o governador Ibaneis Rocha em visita a obra do CAIC Castello Branco, no Gama. Foto: Renato Alves, Agência Brasília

Com informações da Agência Brasília

Hoje é um dia alegre”. Assim definiu o governador Ibaneis Rocha sobre a manhã de visita ao Gama, neste sábado (26). Ele percorreu a região administrativa, onde, entre outras agendas, inspecionou a obra de reconstrução do Caic Castello Branco.

O Gama vinha há muito tempo abandonado. Nós fizemos a Avenida dos Pioneiros, estamos fazendo toda a parte de calçadas na cidade. Uma reivindicação de mais de 13 anos aqui era o posto de saúde, que havia sido fechado e estava totalmente abandonado. Assinamos a ordem de serviço para o início e o prazo de construção é bastante rápido”, destacou Ibaneis Rocha. “Passamos pela cidade entregando também o campo de futebol para as crianças, quadras esportivas e, aqui na feira, estamos fazendo uma reforma”, completou.

O investimento em obras no Gama já ultrapassou R$ 200 milhões, sendo R$ 10,45 milhões no Caic Castello Branco, que vai atender 1.200 estudantes. Entusiasmada, a secretária elogiou a ação do governador: “Parabéns para o senhor que tem nos dado a possibilidade de tocar as obras”. A região administrativa possui 32 mil alunos, esta obra, para a secretária, é fundamental para atendê-los.

A reconstrução do Caic Castello Branco é aguardada pela comunidade da região há muito tempo. Foi iniciada em 2021 e a expectativa é que seja entregue ainda este ano. A obra já está com 51% realizados. Os recursos são do Governo do Distrito Federal e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O espaço terá 22 salas de aula, biblioteca, auditório, parte administrativa e quadra coberta, entre outros. Cerca de 70 empregos estão sendo gerados direta e indiretamente, movimentando a economia local.

Mais melhorias

Também no Gama está em andamento, com 25% já executada, a obra do CEPI EQ 01/02. Iniciada no segundo semestre de 2021, a previsão é que seja concluída no segundo semestre deste ano.  O investimento nesta obra é de R$ 4,28 milhões. O projeto inclui 10 salas de aula, sala multiuso, cozinha, refeitório e parte administrativa.

A capacidade de atendimento é para 188 crianças em turno integral. Também está em andamento o projeto para a construção de uma creche de mesmo modelo na EQ 5/11.

Outras unidades de ensino do Gama também estão passando por melhorias. A Secretaria de Educação já investiu, até agora, R$ 10,12 milhões em contratos de manutenção, para que sejam realizados reparos de engenharia nas escolas da rede. Foram atendidas 41 escolas das 51 existentes na região. A expectativa é que sejam investidos, até o final do ano, mais R$ 2,5 milhões nestes serviços.

Ao todo, a expectativa é que este ano sejam investidos mais de R$ 28 milhões em obras, reparos e manutenção de escolas na região do Gama.