12/04/23 às 14h26 - Atualizado em 17/05/23 às 15h10

Guará vai ganhar creche pública para atender 188 crianças

Ordem de serviço para início da obra, no valor de quase R$ 6 milhões, foi assinada pelo governador Ibaneis Rocha

Ian Ferraz, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

O Guará vai ganhar uma creche em turno integral com capacidade para 188 alunos. O novo Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) será construído na EQ 17/19 e terá investimento de R$ 5,9 milhões. A autorização para a obra foi assinada pelo governador Ibaneis Rocha nesta quarta-feira (12).

Com essa medida, o GDF atua numa de suas prioridades, que é a de ampliar o atendimento para crianças de até 3 anos. Desde 2019, sete creches foram entregues, quatro estão prontas, 11 em obras e outras 12 em fase de contratação e licitação.

Em seu discurso, o governador Ibaneis Rocha adiantou mais lançamentos para a cidade. “Estamos fazendo o maior lançamento de obras da história do Guará depois da sua construção. Para o segundo semestre, teremos mais obras na área educacional, vamos construir a regional de ensino do Guará e fazer mais quatro escolas”, afirmou o governador.

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, afirma que o governo pretende construir 40 creches até 2026 | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

Segundo a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, o governo pretende construir até 40 creches até 2026. Caminho que vem sendo percorrido e é comemorado a cada lançamento de obra por atacar justamente um dos maiores gargalos da rede pública.

É nossa maior demanda na rede. Temos cerca de 14 mil estudantes buscando uma vaga em creches, mas trabalhamos firmes para atender essa demanda e queremos chegar a até 40 creches neste governo. Nós também estamos construindo creches rurais e vamos buscar parcerias para ampliar o atendimento aos nossos alunos”, detalha a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

A nova unidade do Guará segue o modelo padrão tipo 1 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Construída em concreto armado e com cobertura de aço, a creche terá dez salas de aula, refeitório, cozinha, despensa, lavanderia, rouparia, varanda de serviço, secretaria, lactário, sala de professores e de direção, distribuídas em uma área de 1,3 mil m². Os recursos são parte do GDF, que investiu R$ 4,47 milhões, e parte do FNDE, que colaborou com R$ 1,43 milhão.

É um grande presente essa creche da EQ 17/19. Creche é sempre bem-vinda, a população pedia por ela há mais de 20 anos e agora vai sair do papel”, comemora o administrador do Guará, Artur Nogueira.

Assinatura de OS para construção de Cepi no Guará