27/01/23 às 16h56 - Atualizado em 27/01/23 às 17h41

Guia estimula cuidado da saúde mental para servidores da Educação

Publicação auxilia na identificação de sinais de risco e fornece canais de ajuda

Camily Oliveira*, Ascom/SEEDF

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) elaborou um guia para estimular o cuidado da saúde mental entre os servidores. O documento Janeiro Branco: a vida pede equilíbrio foi elaborado pela Assessoria de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho (ASQVT) como forma de divulgar estratégias de apoio na busca pela promoção da saúde mental.

O guia faz referência à campanha Janeiro Branco, iniciada em 2014 para buscar chamar a atenção para a saúde mental das pessoas. Janeiro foi o mês escolhido para conscientização sobre a temática tendo em vista que no início do ano as pessoas têm a sensação de recomeço. A escolha da cor branca faz referência ao papel em branco, no qual se pode escrever uma nova história.

Projeto Intervenção em Crise e Plano de Paz nas Escolas busca auxiliar o professor e a comunidade escolar no enfrentamento da violência vivenciada no ambiente escolar | Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

A publicação tem a intenção de ajudar a identificar sinais de risco e sugere ações de prevenção, além de fornecer canais de ajuda.

Acesse aqui o Guia Janeiro Branco

O documento também fala dos projetos desenvolvidos para a qualidade de vida do servidor da SEEDF, como o Projeto Intervenção em Crise e Plano de Paz nas Escolas, que busca auxiliar o professor e a comunidade escolar no enfrentamento dos eventos traumáticos relacionados às situações de violência vivenciadas no ambiente escolar, o Projeto Autocuidado e Saúde: Escuta Sensível e Vivências de Cantoterapia, que visa a valorização, motivação, integração e troca de experiências com foco no bem-estar dos servidores e o Projeto Gerenciamento de Estresse, que tem o objetivo de auxiliar no autocuidado e prevenção ao estresse.

A ASQVT tem a competência de realizar ações que visam à promoção do bem-estar e melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho e desenvolve durante o ano diversos projetos com orientações relacionadas aos riscos e cargas que afetam a saúde no contexto do trabalho, proporcionando a reflexão de estratégias que possam ser utilizadas para enfrentar os desafios da rotina e os transtornos/sofrimentos mentais relacionados à ocupação laboral.

*estagiária sob a supervisão de Gizella Rodrigues