Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
28/04/22 às 15h09 - Atualizado em 17/05/23 às 15h11

Homenagem ao maestro Levino de Alcântara

Centenário do fundador da Escola de Música é celebrado na rede pública com espetáculos gratuitos, abertos ao público

Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF

 

 

A Escola de Música de Brasília promove uma homenagem ao centenário do maestro Levino de Alcântara, fundador da instituição, com dois dias de concertos e recitais. Serão 37 espetáculos, de variados estilos, desde música medieval até clássicos e MPB, pela manhã e à tarde e à noite, nos dias 29 e 30 de abril. Com entrada gratuita e aberta ao público em  geral, os espetáculos vão acontecer nos espaços da escola, localizada na Avenida L2 Sul, quadra 602.

 

Haverá ainda a exibição de um curta sobre o homenageado, nesta sexta-feira (29), às 20h10, no teatro que leva seu nome. Levino de Alcântara, que faleceu em 2014, está intimamente ligado à história das artes em Brasília. Criou a Escola de Música de Brasília em 1974 e permaneceu na gestão do local por 11 anos. Foi dele a iniciativa de criar o Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (Civebra), reconhecido como um dos mais importantes eventos da área musical no Brasil.

 

Nascido em Recife, no ano de 1922, veio para a capital federal no fim da década de 1950. Foi uma das primeiras figuras da música erudita em Brasília. Deu aulas no Ginásio Moderno da Caseb, Cemab, Centro de Ensino Médio de Taguatinga e Centro de Ensino Médio Elefante Branco.

 

O famoso coral Madrigal de Brasília também teve a participação do maestro Levino de Alcântara em sua fundação, em 1963. O grupo reuniu cantores recém-chegados à nova capital. Ao longo dos anos, percorreu uma trajetória de sucessos no cenário da música erudita de câmara.

 

As apresentações do centenário “Levino, mil vozes” vão ocorrer em três espaços da Escola de Música de Brasília: Teatro Levino de Alcântara, Teatro Carlos Galvão e no palco no pátio da unidade.

 

  CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA 

 

A organização do evento recomenda que continuem sendo seguidos os protocolos sanitários durante as apresentações musicais, como a utilização de máscaras e o espaçamento entre as pessoas.

Governo do Distrito Federal