I Colóquio de Educação na EJA: caminhos para uma práxis transformadora no DF

A Subsecretaria de Educação Básica (SUBEB) por meio da Diretoria da Educação de Jovens e Adultos (DIEJA) promoverá o I Colóquio de Educação na EJA: caminhos para uma práxis transformadora no DF. O evento acontecerá no dia 23 de novembro de 2017, das 19h às 22h30min, na EAPE – Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação – SGAS 907, Conjunto A, Brasília.

Este movimento de formação continuada para professores faz parte de um conjunto de ações da DIEJA/COEJA/SUBEB e tem por objetivo repensar a identidade profissional docente, frente às exigências e desafios que atendam às necessidades de formação do indivíduo para século XXI. No chão da escola, exige-se do professor proatividade, capacidade de mediação de conflito e resolução de problemas, práticas pedagógicas inovadoras e aprendizagens significativas, sobretudo que se fundamentam na identidade e singularidade do sujeito, desenvolvimento humano, bem como a preparação dos estudantes para o mundo do trabalho.

A formação continuada dará voz ao professor-pesquisador, entendendo que o caráter crítico-reflexivo de nossa prática docente, constitui a partir do processo de construção do sujeito ao longo de sua trajetória pessoal e profissional, envolvendo os espaços e tempos em que o professor é e constrói sua prática educativa e reflexiva.

Nesta perspectiva, o professor poderá participar do evento em dois contextos, como:
    • Pesquisador (autor) visando apresentar, socializar e discutir entre pares sobre pesquisas realizadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
    • Ouvinte no sentido de entender e debater as práticas pedagógicas e temáticas diversas no campo científico que circundará entre os eixos norteadores nas salas temáticas:

• Políticas Públicas e Gestão Escolar;
    • Educação e Trabalho;
    • Educação Especial e Inclusiva;
    • EJA Integrada à Educação Profissional;
    • Educação do Campo;
    • Educação a Distância e Linguagens Tecnológicas;
    • Movimentos Sociais e Populares;
    • Educação nas Prisões;
    • Gênero e Diversidade Sexual;
    •  Etnia, Raça e Classe Social.
Estrutura do evento
    • 19 h – Credenciamento
    • 19h30m – Abertura com mesa de autoridades da SEEDF
    • 19h45m – Acolhida aos professores-pesquisadores, estudantes e demais participantes:
      • Prof. Dr. Erlando Silva Rêses/ UnB
      • Profª. Ma. Maria Luiza Pereira/ UnB