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Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
26/03/18 às 16h45 - Atualizado em 17/05/23 às 18h14

III Seminário de Educação Profissional

 

 

O III Seminário de Educação Profissional tem como objetivos estabelecer um espaço que permita visualizar a atual situação da Educação Profissional no âmbito da rede pública de ensino do Distrito Federal; apresentar e discutir com o público interessado, as atuais tendências para fomento da Educação Profissional, com base nas legislações nacionais e distritais e; analisar e encaminhar em conjunto, as reais possibilidades que se apresentam para o fortalecimento da Educação Profissional, como política pública de educação na rede de ensino do DF para formação de jovens e adultos para o mundo do trabalho.

 

Nesse sentido, o evento promoverá o encontro e a discussão sobre as ações, as tendências e as possibilidades da Educação Profissional, considerando os contextos políticos, educacionais, econômicos e sociais nas esferas nacional e, especialmente no que se refere à realidade distrital, reunindo para isso os atores envolvidos e interessados. A discussão demonstra ser oportuna e relevante, uma vez que se apresenta como estratégia de construção participativa e coletiva de caminhos possíveis para fortalecer a implementação de políticas públicas que respondam às necessidades da população e dos setores produtivos locais, com vistas ao desenvolvimento social e econômico inclusivo.

 

Portanto, para além das discussões pedagógicas e de gestão, o evento promoverá a necessária aproximação entre a formação técnica e as demandas do setor produtivo do DF, com debates sobre empreendedorismo e oportunidades de estágios para os estudantes. Ao discutir a formação do jovem para o atual cenário de mudanças aceleradas nas empresas e na sociedade, espera-se obter subsídios para a construção de currículos que melhor atendam aos diferentes perfis profissionais.

 

Fundamental também no processo de fortalecimento da Educação Profissional na rede pública de ensino do DF é a constante, real e progressiva integração entre as áreas de gestão, a quem cabe discutir e buscar subsídios nas esferas governamentais e da sociedade civil para o necessário aprimoramento e a efetiva implementação de políticas públicas que respondam às necessidades e demandas dos jovens e adultos.

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