19/02/24 às 16h04 - Atualizado em 19/02/24 às 17h48

Inauguração de CEI 11 marca o início das aulas em Taguatinga

Centro de Educação Infantil 11 vai atender 500 crianças de 4 a 5 anos

Jacqueline Pontevedra, CRE/Taguatinga

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, participou da inauguração do CEI 11 de Taguatinga ao lado de servidores da regional | Foto: Jacqueline Pontevedra, CRE/Taguatinga

A segunda-feira (19) começou animada em todo Distrito Federal com o retorno das aulas na rede pública de ensino. Em Taguatinga, a abertura do ano letivo teve início com a inauguração do Centro de Educação Infantil 11 que vai atender 500 crianças, de 4 e 5 anos, em 26 turmas, nas dez salas. Para atender a esse público, ao todo, 63 profissionais atuam na unidade. A criação do Centro de Educação Infantil 11 de Taguatinga foi formalizada com a publicação da Portaria nº 1.268, de 12/12/2023.

Para atender à demanda da comunidade escolar, um trabalho intenso ocorreu para adequar a estrutura da escola, antes um Centro de Ensino Fundamental, para atender a educação infantil. Para isso, há três meses muitas obras e reformas foram realizadas no refeitório, na recepção, na cantina e nos banheiros. As paredes e um circuito de brincadeiras foram pintados. A escola recebeu também um parquinho infantil.

Foi um grande desafio transformar o Centro de Ensino Fundamental 9 e criar o Centro de Educação Infantil 11 para acolher mais de 500 crianças. Além de ter todo o apoio da secretária de Educação, eu destaco o empenho dos profissionais que atuam na regional e dos servidores do CEI 11. Realmente, concretizamos um sonho, fruto de um trabalho coletivo”, destacou o coordenador da Regional de Ensino de Taguatinga, Murilo Marconi.

Para oficializar a inauguração, a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, esteve presente no local. “Essa escola é um sonho e ela concretiza a educação pública de qualidade que acontece em Taguatinga. E essa qualidade passa por uma escola bonita e agradável, para que os nossos estudantes se sintam acolhidos“, enfatizou a secretária.

Escola foi reformada, ganhou um parquinho e um circuito de brincadeiras | Foto: Jacqueline Pontevedra, CRE/Taguatinga

A diarista Maria do Carmo Barbosa, de 38 anos, chegou bem cedo para acompanhar o primeiro dia de aula de Samuel Monteiro, de 4 anos. “Eu estou muito feliz de estar com meu filho nesse momento. Quero estar sempre presente e agora fico tranquila para ir trabalhar, pois sei que meu menino vai ter uma boa educação neste espaço lindo”, disse.

O pequeno estava ansioso e empolgado para conhecer a escola e utilizar lápis de cor, cadernos e outros itens que estavam na mochila, adquiridos com o Cartão Material Escolar. “Eu estou animado para as aulas e quero desenhar, estudar e brincar”, contou Samuel.

Quem também estava feliz e realizada com a movimentação das crianças foi a diretora da CEI 11, Kelly Rodrigues. “Toda essa estrutura física é um diferencial para a realização de um trabalho pedagógico de qualidade para a educação infantil. Adoramos a presença da secretária Hélvia, que tem um olhar diferenciado para as escolas e valoriza o trabalho dos professores”, destacou.