Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
20/04/23 às 14h25 - Atualizado em 27/04/23 às 14h59

Inscrições abertas para o Programa Eleitor do Futuro

Estudantes participam de simulação de um processo eleitoral completo

Da Redação, Ascom/SEEDF

 

Programa em objetivo de conscientizar, capacitar e preparar politicamente estudantes da Educação Infantil e Fundamental nas tomadas de decisões políticas fundamentais do país | Foto: Divulgação

 

Atenção! Estão abertas as inscrições para o Programa Eleitor do Futuro. A iniciativa é fruto de uma parceria da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) que tem por objetivo conscientizar, capacitar e preparar politicamente estudantes da Educação Infantil e Fundamental nas tomadas de decisões políticas fundamentais do país. As escolas interessadas em participar do programa têm até 05 de maio para se inscreverem.

 

  Preencha aqui o formulário de inscrição   

 

Os estudantes recebem orientações e participam de simulação de um processo eleitoral. Os alunos que participam do programa fazem uso das tecnologias introduzidas pela Justiça Eleitoral Brasileira. Para isso, o programa está dividido em dois módulos: Inclusão Social desde a infância e Eleitor do Futuro.

 

O módulo Inclusão Social desde a infância é voltado para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais), de 4 a 10 anos. Ele consiste em fomentar a inclusão social e cultural por meio da escolha de personagens do Folclore Brasileiro. São realizadas simulações de campanhas eleitorais com esses personagens, com direito a eleição na escola semelhante ao pleito oficial. Os alunos recebem até título eleitoral fictício e no final podem votar nas urnas eletrônicas do TRE.

 

Já o módulo Eleitor do Futuro, este é destinado aos estudantes de 11 a 14 anos, dos anos finais do Fundamental. Esse visa preparar o estudante social, política e economicamente, no que diz respeito à consciência e a importância do exercício do direito do voto, relevância do seu papel na sociedade e responsabilidade, de forma que eles tenham uma participação política consciente, livre e democrática.

 

Os estudantes se organizam em grupos simulando partidos políticos para defenderem suas propostas e desenvolverem uma política saudável e ética. Após serem apresentados os temas que foram amplamente defendidos e discutidos, escolhem o partido que abordou o tema prioritário à sua unidade escolar e seguem também para votação. Os resultados das eleições são divulgados para toda comunidade escolar e os partidos vencedores são convidados para a cerimônia de diplomação no TRE-DF.

 

As orientações para ambos os módulos ocorrerão em reunião inaugural, por videoconferência via Google Meet, em 27 de abril, às 9 horas e às 14h30.

 

Informações adicionais: dief.subeb@se.df.gov.br

Governo do Distrito Federal