17/01/24 às 8h28 - Atualizado em 17/01/24 às 11h37

Inscrições abertas para vagas remanescentes

Trata-se de mais uma chance para quem não conseguiu efetuar a matrícula

Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF

As aulas na rede começam no dia 19 de fevereiro. | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF

Está aberto e vai até o próximo domingo (21) o prazo final para as matrículas na rede pública de ensino do DF. A inscrição para as vagas remanescentes é mais uma chance para pais e responsáveis assegurarem a educação de seus filhos no ano letivo de 2024.

ANO LETIVO 2024 – VAGAS REMANESCENTES

As inscrições devem ser feitas no site da Secretaria de Educação (link acima). A matrícula deve ser efetivada no período de 31 de janeiro a 2 de fevereiro, diretamente na unidade escolar, com os documentos exigidos (ver lista abaixo).

A não efetivação no período estipulado resultará na perda da vaga na unidade escolar contemplada. As aulas na rede começam no dia 19 de fevereiro, conforme previsto no calendário escolar 2024.

Documentos para a matrícula

Ensino Regular

Documento de identificação (RG) – Certidão de Nascimento ou outro documento oficial com foto

CPF do estudante

CPF do responsável legal pela matrícula do estudante

Declaração Provisória de Matrícula (DEPROV) ou Histórico Escolar

Comprovante de residência e/ou do local de trabalho, conforme o local indicado no ato da inscrição

2 (duas) fotografias 3 x 4

Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH, nos termos da Lei Distrital nº 4.379/2009

Carteira de Vacinação, conforme Lei nº 6.345/2019

Número do NIS – Número de Inscrição Social Número do NIS – Número de Inscrição Social (NIS) do responsável legal pela matrícula do estudante.

EJA

Documento de identidade (RG)

CPF do estudante

2 (duas) fotografias 3 x 4

Registro Geral (Carteira de Identidade ou CNH) do responsável legal pela matrícula do estudante quando for menor de 18 anos.

Declaração Provisória de Matrícula (DEPROV) ou Histórico Escolar

Comprovante de residência ou do local de trabalho.

Estratégia de Matrícula

De modo a orientar os gestores e toda a comunidade escolar, a SEEDF lançou a Estratégia de Matrícula 2024. O documento norteia as ações das escolas e das regionais de ensino, explicando cada particularidade das etapas e modalidades da Educação ofertada no âmbito da rede.

A Estratégia de Matrícula é importante para garantir o atendimento pedagógico adequado aos estudantes, respeitando a legislação vigente e os princípios que regem a Educação.

O objetivo da Estratégia de Matrícula é garantir as condições para o acesso democrático e inclusivo à educação. Por meio do documento, é possível consultar diversas informações, tais como: idade ideal para cada etapa de ensino, diferentes unidades escolares da rede, critérios de atendimento na educação inclusiva e de tempo integral, etapas de matrícula, constituição de turmas, organização do calendário escolar, entre outras.

De acordo com a subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, Francis Ferreira, a Estratégia de Matrícula serve para “orientar as ações das escolas e das coordenações regionais de ensino da rede pública do Distrito Federal, com detalhes sobre as etapas e modalidades da Educação Básica para o ano letivo, definindo os critérios e os procedimentos para a realização das matrículas, tanto para os estudantes novos quanto para os que já são da rede pública de ensino. Dessa forma, seguir a Estratégia de Matrícula é importante para garantir o atendimento pedagógico adequado aos estudantes, respeitando a legislação vigente e os princípios que regem a Educação”, pontuou a Subsecretária.

Em 2024, a novidade fica por conta da inclusão do Centro Interescolar de Esportes (Cief) na Estratégia de Matrícula, que, a partir de agora, obedece a um procedimento padronizado para atendimento e matrícula nessa unidade.

Além disso, a Estratégia de Matrícula mostra à comunidade os serviços e procedimentos adotados para as matrículas na rede pública de ensino do DF, como ingresso e remanejamento.