28/02/23 às 18h15 - Atualizado em 17/05/23 às 15h10

Inscrições para cursos de formação da Eape começam nesta quarta-feira (1º)

São 90 cursos de formação continuada e 9 mil vagas disponíveis para o primeiro semestre de 2023

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

Em 2022, a Eape disponibilizou 218 cursos de formação | Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

O ano de 2023 começou com uma oportunidade para o professor ou gestor da rede pública de ensino do Distrito Federal aprimorar ainda mais seus conhecimentos com os cursos de formação continuada da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape). As oportunidades são para o 1º Semestre de 2023 e estão sendo ofertados 90 cursos com carga horária de 60, 90, 120 e 180 horas, totalizando 9 mil vagas. As inscrições começam nesta quarta-feira (1º) e seguem até segunda (13/03).

img-responsiva FIQUE ATENTO AOS PRAZOS!

Inscrições: 1º a 13 de março

Sorteio: 14/03/2023

Vagas Remanescentes: 14 a 19 de março

INSCREVA-SE AQUI

Os cursos ofertados pela Eape têm por finalidade básica a formação continuada docente que vem sendo entendida como um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade profissional, realizado após a formação inicial. Com isso pode-se assegurar um ensino de melhor qualidade aos alunos de toda a rede.

São dezenas de cursos oferecidos à nossa rede, cada um com sua especificidade diferente. Atendemos a alfabetização, que é uma política pública importantíssima, com oferta de cursos de letramento, leitura e escrita. Outra importante etapa atendida é o Novo Ensino Médio (NEM), que trás para os docentes toda a perspectiva de trilhas e itinerários formativos que compõem essa etapa”, explica Julio Cesar, da Gerência de Formação Continuada das Etapas da Educação Básica – GETEB.

O gerente de Formação Continuada das Etapas da Educação Básica, Julio Cesar, destaca o trabalho da Eape na formação dos servidores | Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF.

Novidades

Esse ano, a Eape segue com a reformulação de alguns dos cursos ofertados. “Além da renovação do catálogo dos cursos na área da tecnologia, teremos o lançamento da eletiva do Projeto Na Moral e o projeto de transição dos 8 e 9 anos também do Na Moral. Teremos ainda o curso de projetos exitosos de combate à violência contra meninas e mulheres. Essa formação consiste na análise e reflexão de experiências exitosas desenvolvidas na rede com a possibilidade de criação de novas ações”, pontua a subsecretária da Eape, Maria das Graças de Paula.

Os cursos fazem parte da matriz de formação da Eape, que levanta as necessidades de formação indicadas pelas demais subsecretarias e Coordenações Regionais de Ensino – CREs. “É a maneira dos nossos servidores se manterem atualizados e melhorarem, assim, o atendimento aos nossos alunos e familiares. Essa formação também visa melhoria dos resultados educacionais e a recuperação das aprendizagens”, completa Graça.

Em 2022, foram disponibilizados 218 cursos de formação com carga horária de 60, 80, 90, 120 e 180 horas, pela plataforma SIGEAPE da Eape. Também no ano passado, 18.843 mil servidores foram atendidos só no Projeto Eape Vai à Escola, uma iniciativa da Diretoria de Organização do Trabalho Pedagógico e Pesquisa (DIOP) que de acordo com a Portaria nº 55, de 24 de janeiro de 2022, prevê que os professores e servidores da rede pública de ensino do Distrito Federal realizam formação continuada durante o período de coordenação ou em horário de trabalho.

Eape vai à Escola

As ações de formação continuada do Projeto Eape vai à Escola são realizadas por meio de duas estratégias:

Oficinas de 30h ministradas por formadores da EAPE, na modalidade EAD ou presencial, com três encontros (9 horas on-line e/ou presencial) e 21 horas indiretas, sempre às terças e quintas-feiras. As temáticas trabalhadas atendem às solicitações dos responsáveis pelas unidades escolares e os participantes das oficinas recebem certificação.

Salas de Coordenação, que consistem em ações formativas com 3 horas de duração e envolvem temáticas variadas para debater e promover reflexão sobre a organização do trabalho pedagógico. Os encontros ocorrem às quartas-feiras, de forma presencial ou síncrona (por meio do Canal EAPE no YouTube e/ou via plataformas Google Meet, Microsoft Teams ou Zoom).