10/10/22 às 16h41 - Atualizado em 11/10/22 às 16h55

Inscrições para cursos técnicos do IFB são abertas

São mais de 2.400 vagas nas dez unidades do IFB no DF para 2023

Da Redação, Ascom/SEEDF

Está aberto o processo seletivo do Instituto Federal de Brasília (IFB) com oportunidades de cursos gratuitos nas dez unidades no Distrito Federal. São mais de 2400 vagas, sendo: 946 para o Ensino Médio Integrado; 1039 em curso Subsequente presencial (ou pós-médio); 180 vagas Subsequente EaD; 280 para o Proeja (Ensino Médio integrado a Educação de Jovens e Adultos) e 50 vagas em curso Concomitante em Regime de Alternância (para estudantes do Ensino Médio da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno).  As inscrições também são gratuitas e on-line e ficam abertas até o dia 25 de novembro pelo sistema https://processoseletivo.ifb.edu.br/.

Os dez campi estão abertos para quem precisar fazer uso de computadores e internet para efetuar sua inscrição on-line e esclarecer dúvidas sobre o edital. O IFB está presente em: Brasília (asa norte), Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga.

Ainda este mês será realizado o evento ConectaIF, no Campus Brasília, de 17 a 22 de outubro, onde uma equipe de atendimento estará disponível, especificamente, para apresentar o campus e ajudar a população em relação ao processo seletivo. A seleção final será feita por sorteio eletrônico no dia 11 de janeiro de 2023 e a previsão do início das aulas para o novo semestre letivo está prevista para 15 de março de 2023.

Os dez campi estão abertos para quem precisar usar computadores e internet para efetuar sua inscrição on-line e esclarecer dúvidas sobre o edital | Foto: André Borges/Agência Brasília

Conheça as modalidades

946 Vagas | Ensino Médio Integrado

Os cursos dessa modalidade são destinados para estudantes que acabaram de concluir o 9.º ano do Ensino Fundamental e vão ingressar no Ensino Médio. Nesses cursos, os estudantes terão oportunidade de estudar disciplinas comuns do Ensino Médio juntamente com as matérias de um curso técnico. Oportunidades: Técnico em Eventos e Técnico em Informática (Campus Brasília); Técnico em Eletrônica e Técnico em Segurança do Trabalho (Campus Ceilândia); Técnico em Manutenção Automotiva e Técnico em Meio Ambiente (Campus Estrutural); Técnico em Alimentos  e Técnico em Química (Campus Gama); Técnico em Agropecuária (Campus Planaltina); Técnico em Produção em Áudio e Vídeo (Campus Recanto das Emas); Técnico em Cozinha e Técnico em Hospedagem (Campus Riacho Fundo); Técnico em Controle Ambiental e Técnico em Design de Móveis (Campus Samambaia); Técnico em Administração e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Educacionais (Campus São Sebastião) e; Técnico em Eletromecânica (Campus Taguatinga).

1039 Vagas | Técnico Subsequente (presencial)

Para quem já tem o ensino médio completo, oportunidades em cursos de: Administração, Desenvolvimento de Sistemas e Serviços Públicos (Campus Brasília); Equipamentos Biomédicos, Eletrônica (Campus Ceilândia); Manutenção Automotiva (Campus Estrutural); Logística (Campus Gama), Agropecuária (Campus Planaltina); Produção de Áudio e Vídeo (Campus Recanto das Emas); Gastronomia e Panificação (Campus Riacho Fundo), Controle Ambiental e Edificações (Samambaia); Desenvolvimento de Sistemas Educacionais, Secretaria Escolar e Secretariado (Campus São Sebastião); Eletromecânica, Manutenção e Suporte de Informática e Vestuário (Campus Taguatinga).

280 Vagas | Técnico Integrado ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Para quem tem mais de 18 anos, tem o ensino fundamental completo (e não tem o ensino médio), nos cursos de: Administração (Campus Gama), Meio Ambiente (Campus Estrutural), Produção de Áudio e Vídeo (Campus Recanto das Emas), Edificações (Campus Samambaia), Secretariado (Campus São Sebastião) e Artesanato (Campus Taguatinga).

180 Vagas | Técnico Subsequente (Educação a distância)

Para quem já tem o ensino médio completo, as opções nesta modalidade são os cursos de Eventos (Campus Brasília) e Segurança do Trabalho (Campus Ceilândia).

50 Vagas | Técnico subsequente e concomitante (em regime de alternância)

Para quem mora no campo e ou tem o ensino médio completo (subsequente) ou está cursando o ensino médio (concomitante), curso de Agroindústria (Campus Planaltina).